Natal

Panetone de laranja, castanha-do-pará e castanha de caju

As castanhas brasileiras dão um toque especial ao panetone (Foto: Eduardo Delfim)

Por chef Rogério Shimura

Ingredientes

Massa: 800 g de farinha de trigo; 180 g de açúcar; 5 g de lecitina de soja; 40 g de leite em pó; 10 g de essência de panetone; 4 gemas; 5 g de sal; 150 g de manteiga; 130 ml de água; 400 g de tiras de casca de laranja; 200 g de castanha-do-pará; 200 g de castanha de caju; esponja de fermento quanto baste.

Esponja: 200 g de farinha de trigo; 60 g de fermento biológico fresco; 200 ml de água.

Modo de preparo

Esponja

Misture a farinha, o fermento e a água e deixe descansar por 30 minutos em superfície untada. Cubra a mistura com filme plástico. Reserve.

Panetone

Em batedeira com gancho de pão, junte a farinha de trigo, o açúcar, a lecitina de soja, o leite em pó, a essência, as gemas, a esponja e a água. Acrescente o sal, misture e junte a manteiga. Bata a massa até ficar lisa e homogênea. Adicione as tiras de laranja e as castanhas em pedaços, misturando levemente. Divida a massa em 5 porções e deixe descansar por 20 minutos. Após o descanso, modele as porções de massa em formato redondo e coloque-as em formas de papel específicas para panetone, com capacidade para 500g cada, sem untar. Deixe fermentar por mais 40 minutos, ou até faltar um dedo para a massa alcançar a borda da forma. Asse os panetones em forno baixo, preaquecido, a 160°C, por cerca de 30 minutos. Retire-os do forno e deixe esfriar. Por não conter conservantes, é aconselhado o consumo do panetone em até 7 dias.

Para servir

Corte o panetone em fatias grossas e sirva em seguida, ainda fresco.

Dica do chef

Faça as tiras de laranja cortando finamente sua casca, sem atingir a parte branca. Se preferir, utilize um zester para fazer raspas, em vez de tiras

Rendimento: 5 panetones (500 g cada)
Preparo: 2h30
Execução: fácil