Natal

Suflê de castanhas portuguesas e milho verde

As castanhas portuguesas realçam o sabor do prato (Foto: Reprodução/iStock)

Por Rita Atrib

Ingredientes

6 colheres (sopa) de manteiga sem sal; ¼ de xícara (chá) de farinha de trigo; 1 cebola pequena picadinha; 3 xícaras (chá) de creme de leite fresco; 4 xícaras (chá) de milho verde cozido no vapor; 3 xícaras (chá) de castanhas portuguesas bem cozidas, sem casca e picadas grosseiramente; 6 gemas batidas; 6 claras em neve; sal e pimenta-do-reino a gosto; 2 colheres (sopa) de dill picadinho.

Modo de preparo

Bata no liquidificador 1 xícara (chá) de creme de leite com 1 xícara (chá) de milho e reserve. Em uma panela, refogue a cebola na manteiga, sem deixar dourar. Acrescente o milho batido com o creme e as outras duas xícaras de creme de leite. Mexa sempre até ferver e engrossar. Apague o fogo e acrescente todos os outros ingredientes, exceto as claras. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Mexa bem e, quando a mistura estiver uniforme, incorpore delicadamente as claras em neve, em movimentos circulares de baixo para cima. Unte com manteiga uma forma, salpique nela um pouco de farinha e despeje o creme. Asse a 180°C por aproximadamente 40 minutos ou até que cresça e esteja firme e corado.

Para servir

Sirva imediatamente, pois o suflê murcha depois de frio.

Dica da chef

Para ter menos trabalho, prepare a maior parte da receita no dia anterior, sem juntar as gemas e as claras e guarde na geladeira. Na hora de finalizar, coloque no micro-ondas para amornar. Adicione as gemas, as claras em neve e leve ao forno.

Rendimento: 10 a 12 porções
Preparo: 1 hora
Execução: fácil