Natal

Os ingredientes mais polêmicos do Natal

(Foto: Roberto Seba)

por Esther Morel

Uva passa no arroz, maçã no salpicão, panetone com frutas cristalizadas, banana na farofa… Os ingredientes polêmicos das festas de fim de ano estão de volta para terror de quem odeia e amor eterno de quem ama e queria que tivesse o ano inteiro.

E quando a imaginação do brasileiro fala ainda mais alto e cria uma coxinha-panetone, com uva passa e frutas cristalizadas?

A tradição de colocar uva passa vem da antiguidade, quando as uvas murchavam nas videiras. Além disso, a presença delas em pratos salgados pode ser encontrada em pratos do Egito Antigo. Por serem doces, as passas eram consideradas um presente dos deuses, significando fartura e prosperidade.

O processo de desidratação natural da fruta aumenta a presença de fibras e carboidratos insolúveis, que ajudam no bom funcionamento do sistema digestivo, podendo prevenir o câncer de cólon e até reduzir o colesterol.

Já a maçã no salpicão – prato que é uma evolução da maionese – dá textura, doçura e acidez para o prato. Mas não é todo mundo que gosta das combinações agridoces.

Para quem ama, selecionamos algumas receitas para compor as ceias de Natal e de Ano Novo com bastante uva passa e maçã. Boas festas!

Lombo de vitela com geleia de figo
Galette de bacalhau com batata e maçã
Leitão com cenoura e chutney de repolho e maçã
Farofa de frutas frescas
Ballotine de peru com creme de castanhas
Maionese de peru, salsão e uvas