Natal

Agnolotti de camarão com abóbora, manteiga queimada e castanha de caju

O agnolotti de camarão com manteiga queimada e castanha de caju vai bem com os aromas e a estrutura de um espumante brut, elaborado pelo método clássico. Os cavas tendem a combinar, como a Castillo Perelada (R$ 99, na Zahil) e, para quem quer mais requinte, o Gramona Imperial Reserva (R$ 245, na Casa Flora e no Porto a Porto)

por Valdir Oliveira, do Cantaloup*

Recheio
500-g de camarão médio já limpo
1 abóbora japonesa de cerva de 300 g
1 colher de sopa de azeite extravirgem
1 cebola picada
sal, pimenta-do-reino e salsinha a gosto

Massa
500 g de farinha de trigo
4 ovos
sal a gosto
quanto baste de água com sal para cozinhar
salsinha picada a gosto para servir

Manteiga queimada e castanha de caju
100 g de manteiga
20 g de castanha de caju

Agnolotti de camarão com abóbora, manteiga queimada e castanha de caju

Recheio. Corte os camarões em pedaços pequenos, tempere com sal e pimenta-do-reino e reserve na geladeira. Em uma assadeira, coloque a abóbora, cubra-a com papel alumínio e leve ao forno preaquecido a 160ºC por 1h. Retire a polpa e reserve. Em uma frigideira levada ao fogo médio-alto, aqueça o azeite e refogue a cebola. Acrescente o camarão e refogue-o por 5 minutos ou até ficar cozido. Misture o refogado com a abóbora e reserve na geladeira até esfriar.

Massa. Faça um vulcão com a farinha e adicione os ovos um a um. Trabalhe a massa até ficar lisa e homogênea. Abra a massa em um cilindro de macarrão e coloque o recheio, dando o formato de agnolotti. Reserve em geladeira.

Manteiga queimada e castanha de caju. Coloque a manteiga em uma panela e leve ao fogo para ferver. Vá tirando as impurezas aos poucos, até ficar com cor de avelã. Retire do fogo e deixe esfriar. Pique as castanhas e reserve.

Para servir. Leve uma panela com água levemente salgada ao fogo. Quanto ferver cozinhe a massa por cerca de 2 minutos. Tire da água e reserve. Coloque a manteiga já queimada em uma frigideira, leve ao fogo e acrescente as castanhas e a massa. Salpique a salsinha e sirva em seguida.

Rendimento. 4 porções
Preparo. 2h
Execução. Moderada

*Confira a reportagem completa: Do brinde à mesa

Cantaloup
Rua Manuel Guedes, 474, Itaim Bibi – São Paulo/SP
(11) 3078-3445
cantaloup.com.br