Natal

Atum com cogumelos eryngui ao molho de yuzu

Um espumante rosé com maior estrutura casa com o atum com cogumelos eryngui. Duas sugestões: o espanhol De Nit Rosé 2014, da Raventós I Blanc, e o italiano Ferrari Rosé (respectivamente R$ 191 e R$ 186, este último na garrafa de 375 ml, na Decanter)

por Valdir Oliveira, do Cantaloup*

Atum com cogumelos
20 g de manteiga sem sal
500 g de cogumelos eryngui
azeite extravirgem a gosto
sal e pimenta-do-reino a gosto
1 kg de lombo de atum

Molho de yuzu
suco de 2 limões-sicilianos
100 ml de suco de yuzu
10 g de manteiga

Atum com cogumelos eryngui ao molho de yuzu

Atum com cogumelos. Separe 2 cogumelos e corte-os ao meio. Corte os cogumelos restante em fatias no sentido do comprimento. Leve uma frigideira ao fogo médio-alto, coloque a manteiga e, quando derreter, salteie os cogumelos. Tempere-os com sal e pimenta-do-reino e reserve. Limpe o atum e tempere-os com sal e pimenta-do-reino a gosto. Leve uma frigideira ao fogo médio-alto, aqueça o azeite e grelhe o atum dos dois lados, deixando o miolo cru.

Molho de yuzu. Coloque o suco de limão-siciliano em uma panela, leve ao fogo e deixe reduzir pela metade. Acrescente o suco de yuzu e deixe ferver. Retire do fogo, acrescente a manteiga e mexa bem até o molho dicar bem homogêneo. Reserve.

Para servir. Corte o lombo de atum em 12 fatias. Em um prato, coloque uma metade de cogumelo eryngui no centro, arrume 3 fatias de um lado e, do outro, coloque 3 fatias de atum. Regue com o molho e sirva.

Rendimento. 4 porções
Preparo. 45 minutos
Execução. Fácil

*Confira a reportagem completa: Do brinde à mesa

Cantaloup
Rua Manuel Guedes, 474, Itaim Bibi – São Paulo/SP
(11) 3078-3445
cantaloup.com.br