Natal

Lagostim, vieira e palmito ao molho bisque

A receita do lagostim e vieira com palmito pupunha ao molho bisque, feito com a base dos crustáceos, pede um espumante brut nature. Duas sugestões: o brasileiro Cave Geisse Nature (R$ 180, na Cave Geisse) e argentino Norton Brut Nature (R$ 89, na Winebrands)

por Valdir Oliveira, do Cantaloup*

Lagostins, vieiras e palmito
8 lagostins
8 vieiras
50 ml de azeite extravirgem
200 g de palmito pupunha
sal e pimenta-do-reino a gosto
suco de 1 limão
ciboulette picada a gosto

Molho bisque
30 g de manteiga
2 cebolas picadas
3 dentes de alho picados
3 tomates picados
cabeças dos 8 lagostins
1 bouquet garni
40 ml de vinho branco
40 ml de água
sal e pimenta-do-reino a gosto

Lagostim, vieira e palmito ao molho bisque

Lagostins, vieiras e palmito. Limpe os lagostins e tempere-os com sal e pimenta-do-reino. Leve uma frigideira grande ao fogo médio-alto, aqueça o azeite e grelhe os lagostins e as vieiras. Corte o palmito em tiras finas, tempere com sal e pimenta-do-reino, algumas gotas de suco de limão e ciboulette. Reserve.

Molho bisque. Leve uma panela ao fogo médio, adicione 20 g da manteiga e deixe esquentar. Refogue a cebola, o alho, os tomates e as cabeças dos lagostins. Adicione o bouquet garni, o vinho e a água e cozinhe por 30 minutos. Coe o molho e leve-o de novo à panela para reduzir e tempere com sal e pimenta-do-reino. Reserve.

Para servir. No centro do prato, coloque um aro redondo e disponha as tiras de palmito. Em volta, coloque dois lagostins e duas vieiras e regue com o molho. Retire o aro e sirva.

Rendimento. 4 porções
Preparo. 1h
Execução. Fácil

*Confira a reportagem completa: Do brinde à mesa

Cantaloup
Rua Manuel Guedes, 474, Itaim Bibi – São Paulo/SP
(11) 3078-3445
cantaloup.com.br