Noticias

Salada de alcachofra com riso nero e camarão

Montagem dá um toque especial ao prato (Foto: Evelyn Muller)

Por Viko Tangoda

Ingredientes

500 g de arroz negro (riso nero); 100 g de ervilhas frescas; 100 g de tomates sem pele e sem sementes picadinhos; salsinha picada e pimenta a gosto; 15 camarões  grandes; água quanto baste; sal a gosto; 1 fio de azeite.

Marinada: 800 g de fundos de alcachofra frescos e inteiros; 50 g de vinagre de vinho branco; 80 ml de azeite de oliva; 150 ml de vinho branco; 50 g de bacon; 600 g de cebola; 120 g de alho-poró (só a parte branca); 75 g de cenoura; 5 filés de anchova; 120 g de salsão; 2 folhas de louro; tomilho a gosto; sal e pimenta-do-reino a gosto.

Modo de preparo

Marinada

Corte a cebola, o alho-poró, a cenoura, o bacon e o salsão em cubinhos de 1/2 cm de lado. Reserve. Coloque metade do azeite em uma panela e refogue o bacon. Acrescente a cebola, o louro, o tomilho e a anchova. Refogue em fogo baixo até a cebola ficar transparente. Acrescente o alho-poró, o salsão, o vinagre, o vinho e as alcachofras. Tempere com sal e pimenta a gosto e deixe cozinhar por alguns minutos em fogo baixo, com a panela tampada, até a alcachofra ficar macia. Resfrie e reserve.

Riso nero

Coloque o arroz negro para cozinhar em água salgada abundante. Quando estiver cozido, coe, resfrie e reserve. Separe as alcachofras da marinada e reserve. Coe a marinada, retire as ervas e junte os temperos ao arroz cozido negro. Acrescente as ervilhas branqueadas, os cubinhos de tomate, a salsinha picada e o restante do azeite. Adicione o líquido da marinada e corrija o sal. É importante que a mistura fique bem molhadinha. Em seguida, tempere os camarões com sal e pimenta a gosto e grelhe-os em uma frigideira antiaderente com 1 fio de azeite. Resfrie e reserve.

Para servir

Se usar fundos de alcachofra em conserva na receita, não use o vinagre na marinada e tome cuidado com a quantidade de vinho branco, para que o tempero não fique muito ácido.

Rendimento: 15 porções
Preparo: 1 hora
Execução: fácil