Noticias

Pasta de frutas secas e romã

Em muitas culturas, a romã é o símbolo da fertilidade e da prosperidade (Foto: Reprodução/iStock)

Por Heloisa Bacellar

Ingredientes

½ xícara (chá) de nozes; 1/3 de xícara (chá) de pistache sem casca; 1 colher (sopa) de pinoli; 4 fatias de torrada salgada bem esfareladas; 1 pimentão vermelho grande em cubinhos; 1/3 de xícara (chá) de uva-passa clara; 1 dente de alho picadinho; ½ limão (suco); 1 colher (sopa) de extrato de tomate; 2 colheres (sopa) de xarope de romã (grenadine); 1 colher (sopa) de melaço de romã; ¼ de xícara (chá) de folhas de salsinha picada; 2 colheres (sopa) de folhas de hortelã; ½ xícara (chá) de sementes de romã; azeite de oliva quanto baste; sal a gosto.

Modo de preparo

Aqueça as nozes, o pistache e o pinoli numa frigideira seca, em fogo baixo, até perfumar. Transfira-os em seguida para uma tigela. Junte a torrada esfarelada, o pimentão, a uva-passa, o alho, o suco de limão, o extrato de tomate, o xarope e o melaço de romã. Tempere com sal e pimenta-síria. Aos pouquinhos, vá regando a mistura com azeite de oliva a gosto, misturando até obter uma farofa bem molhada. Acerte o sal e adicione a salsinha, a hortelã e as sementes de romã. Cubra a pasta com filme plástico e deixe-a na geladeira por 2 horas.

Para servir

Distribua a pasta em potinhos e sirva-a com pão sírio e folhas de alface lisa

Dica da chef

Esta pasta se mantém boa para consumo por até 2 dias, se guardada em geladeira. Se encontrar apenas pistache com casca, use ¾ de xícara (chá), removendo as cascas em seguida.

Rendimento: 12 porções
Preparo: 2h30
Execução: fácil