Comidas

Segunda sem carne: Aprenda a fazer tapioca de shimeji

Receita é opção saudável para o verão (Foto: Gladstone Campos/Divulgação)

da redação da Menu

O movimento segunda sem carne surgiu em 20o3 nos Estados Unidos, com a proposta de substituição da proteína animal pela proteína vegetal, pelo menos uma vez por semana. No Brasil, a iniciativa começou em 2009 e  cada dia ganha mais adeptos. Se você procura diminuir o consumo de carne ou simplesmente quer variar no cardápio, confira esta receita de tapioca de shimeji do chef Fábio Vieira, do restaurante Micaela.

Ingredientes

200g de polvilho doce; água o quanto baste; sal a gosto.

Recheio: 100 g de shimeji preto; 1/2 colher de sopa de manteiga; 45 ml de shoyu; 2 dentes de alho amassados; 200 g de queijo manteiga (requeijão do norte); 6 folhas de rúcula (selvagem de preferência).

Modo de preparo

Coloque o polvilho doce em um recipiente. Acrescente aos poucos a água até que o polvilho fique com textura úmida e granulosa. Caso a massa comece a ficar com textura aglomerada, basta acrescentar mais polvilho. Coloque sal a gosto e reserve.

Shimeji

Em uma frigideira de sua preferência, coloque em fogo médio a manteiga. Refogue o alho e acrescente o shimeji. Deixe incorporar e finalize com o shoyu, deixe mais 2 minutos em fogo médio, desligue e reserve.

Recheio

Em uma frigideira de preferência, polvilhe a massa com uma peneira de granulação média para facilitar a passagem do polvilho, até cobrir todo o fundo, sem espaços. Coloque em fogo baixo e perceba que a massa começará a torna-se uma coisa só, como se fosse uma panqueca. Acrescente 100g do queijo, o shimeji por cima do queijo, em seguida a rúcula.

Para servir

Feche a massa de um lado, vire-a para fechá-la completamente e desvire-a. Coloque o restante do queijo manteiga ao lado da tapioca e vire cobrindo-o para fechá-la onde se encontra a dobra. Aguarde que o queijo fique dourado e sirva.

Rendimento: 2 tapiocas
Preparo: 40 minutos
Execução: difícil

Restaurante Micaela
R. José Maria Lisboa, 228, Jardins – São Paulo/SP
De terça à sexta, das 12h às 15h30 e das 19h às 23h.
Sábado, das 12h às 16h30 e das 19h às 23h. Domingo, das 12h às 16h30.
(11) 3473-6849
restaurantemicaela.com.br