Cultura

Estado americano de Nebraska entra na briga contra “carne falsa”

O Nebraska é um dos principais produtores de carne dos Estados Unidos (Foto: Reprodução/iStock)

da redação da Menu

Após o Missouri se tornar o primeiro estados dos Estados Unidos a regulamentar rótulos de produtos com o termo “carne”, o Nebraska quer seguir na mesma linha. Grupos agrícolas locais estão pressionando por proteção contra a “carne falsa”, produtos que são baseados em vegetais, baseados em insetos ou cultivados em laboratório.

Se um projeto de lei for transformado em lei, seria um crime promover ou vender um produto como carne que não vem do gado ou das aves.

O Nebraska é um dos principais estados do país na produção de gado,e as vendas relacionadas a ele  geram cerca de US $ 12,1 bilhões para a economia do estado, segundo dados do Departamento de Agricultura dos EUA de 2016. O estado também produziu a maior quantidade de carne vermelha em 2017 e teve o maior número de vacas alimentadas no ano passado.

No entanto, produtores de alternativas baseadas em plantas e cientistas de laboratórios de cultivo de carne estão reagindo. O Good Food Institute, a American Civil Liberties Union, do Missouri, o Animal Legal Defense Fund e a empresa de alimentos Tofurkey entraram com uma ação federal contra a lei de carne do Missouri.