Acontece

Rio de Janeiro recebe campeonatos brasileiros de barismo em fevereiro

Competição nacional ocorre entre 7 e 9 de fevereiro na capital fluminense (Foto: Reprosução/iStock)

da redação da Menu

A Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) abriu inscrições para as competições nacionais de barismo em 2019, em fevereiro no Rio de Janeiro. As inscrições encerram hoje e podem ser feitas diretamente no site da associação. Os competidores disputarão nas categorias barista, brewers Cup, coffee in good spirits e latte art.

Todas as etapas serão realizadas de 7 a 9 de fevereiro na capital fluminense e integram as ações do projeto setorial “Brazil. The Coffee Nation”, desenvolvido pela BSCA em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Os campeões de cada categoria garantem classificação para os campeonatos mundiais. Este ano, as competições internacionais de baristas e Brewers Cup ocorrerão entre 10 e 14 de abril, em Boston nos Estados Unidos, durante a Specialty Coffee Expo. As demais ainda terão datas e locais anunciados.

Desde setembro de 2016, a BSCA é a National Body no Brasil da World Coffee Events (WCE), entidade organizadora do World Barista Championship (WBC) e detentora dos direitos da competição em todo o mundo.

Tal status confere à Associação o direito de realizar as etapas classificatórias das competições mundiais, as quais conduzem os campeões brasileiros para a fase final dos certames internacionais nas modalidades barista, latte art, brewers Cup, coffee in good spirits, cup tasters, roasters (torrefação); e cezve ibrik (café turco, não realizada no Brasil).

Confira um pouco mais sobre as categorias. 

Baristas – Os participantes devem preparar cafés expressos, bebidas com leite vaporizado e originais de assinatura, sendo avaliados com base em critérios como sabor, qualidade e persistência da crema (expresso), harmonia entre café e leite, criatividade (bebida de assinatura) e manipulação profissional dos ingredientes, do moinho e da máquina de expresso.

Brewers Cup – Na competição, os profissionais precisam elaborar o café pelo método filtrado e manual, empregando técnica e habilidade para extrair o melhor do produto coado.

Coffee in Good Spirits – Disputa em que os concorrentes deverão demonstrar suas habilidades de mixologistas para valorizar o preparo de bebidas alcoólicas à base de café.

Latte Art – A competição testa o desempenho dos competidores na elaboração de desenhos com leite vaporizado em café expresso.