Sem-categoria

Veja como preparar ragú de filé mignon

Receita é opção para as refeições durante a semana (Foto: Divulgação)

por chef Melchior Neto

Preparado com carnes com molho abundante, o ragu é versátil e saboroso e pode ser servido tanto em pães como em massas, purês e polentas. Uma ótima opção para o almoço. Confira a receita do ragú de filé migon do chef Melchior Neto, que comanda as cozinhas do Botequim Carioca e o Bistrô 558, no ABC Paulista.

Ingredientes

500g de filé mignon em cubos; ½ cebola roxa; 2 dentes de alho picados; 2 folhas de louro; 1 pedaço pequeno de salsão; 1 cenoura grande picada em cubinhos; 2 colheres de sopa de azeite; 200 ml vinho tinto seco; 6 tomates rasteiros; salsa a gosto; 1 limão siciliano; sal e pimenta do reino a gosto.

Modo de preparo

Tempere o mignon com sal e pimenta. Em uma panela de ferro, aqueça o azeite e doure o filé de todos os lados. Deixe ficar bem dourado. Junte a ½ cebola sem picar, alho, cenoura, salsão (pedaço) e refogue. Coloque o tomate sem pele e sem semente, o vinho, um pouco de sal, a folha de louro e tampe.

Cozinhe em fogo baixo até reduzir, remova a cebola e o salsão. Desfie com a própria colher e finalize com uma colher de manteiga. Monte os pratos com a massa, o ragu por cima e raspas de limão siciliano. Decore com salsa e uma fatia de limão.

Para o preparo dos tomates, corte-os ao meio e remova as sementes, em seguida jogue na água fervendo para remover a pele. Deixe esfriar e pique. Ideal para servir com massa tipo papardelle ou talharim verde.

rendimento: 4 porções
preparo: 45 minutos
execução: fácil

Bistrot 558
rua Cel. Ortiz, 558 – Vila Assunção, Santo André/SP
 (11) 4436-3593
bistro558.com.br
De terça a sábado, das 12h às 15h e das 19h às 23h

Botequim Carioca
rua Santo André,524 – Centro, Santo André/SP
(011) 4436-8821
botequimcarioca.com.br
De terça a sexta, das 16h às 23h. Sábado, das 12h às 23h.