Acontece

Confira dicas e receitas para se preparar para o carnaval

A maratona carnavalesca exige cuidados com a alimentação (Foto: Reprodução/iStock)

por Rogério Santos

O carnaval está aí! Para quem não abre mão de aproveitar a folia, cuidar da alimentação para encarar a maratona de blocos, desfiles e festas é fundamental. Especialistas ouvidas pela Menu ressaltam a importância dos cuidados com as refeições neste período.

“Para quem vai começar a folia, o ideal é focar em carboidratos e proteínas, para garantir energia”, explica a coordenadora do curso de Nutrição do IESB (Instituto de Ensino Superior de Brasília) Patrícia Costa Bezerra.

Segundo a nutricionista Camila Buitoni, chegar bem alimentado nas festas carnavalescas evita indisposição e cansaço, permitindo um melhor desempenho nas horas de folia.

Durante os dias de festa, Camila indica começar o dia com um café da manhã reforçado e consumir frutas vermelhas como açaí, acerola, ameixa, mirtilos, cerejas, jabuticaba, morango e uva. “São ricas em antocianinas, compostos com ação antioxidante no organismo, reforçando o sistema imunológico”, ressalta a nutricionista.

Patricia afirma que durante o carnaval, o ideal, é fazer refeições mais leves e frequentes, o que ajuda a manter a energia sem excessos. “Os principais vilões são os períodos longos sem refeições. Eles podem causar fraqueza, tontura e, em casos mais graves, até desmaios, já que a festa costuma exigir bastante energia”, frisa a especialista.

Confira as receitas que separamos para dar aquela energia extra e aproveite o carnaval!

fusili especial com ragu de linguiça apimentada
mexido agridoce
sélection de tartines
spaghetti artesanal com bisque thai