Comidas

Spaghetti artesanal com bisque thai

Receita fica pronta em 45 minutos (Foto: Divulgação/Fernanda Zawit)

Por Chef Julio Rafael, do Comadres Momentos & Sabores

Ingredientes

Massa

1 xícara de farinha; 1/3 xícara de farinha de semolina; 3 ovos caipiras.

Caldo de Camarão

2 xícaras de casca de camarão; 1 colher de sopa de azeite; 1 cenoura; 2 cebolas; 1 alho poro; ½ laranja; 1 pimenta dedo de moça; 2 folhas de louro; 1 cabeça de alho; 1 ramo de tomilho; ½ xícara de capim santo; 4 xícaras  de água; 1 colher de sopa de curry; 1 colher de sopa de açúcar mascavo; 1/3 xícara de suco de limão; 1 colher de sopa de molho de peixe fermentado; ¼ xícara de leite de coco; 6 unidades de camarão; 3 lulas

Modo de preparo

Massa

Bata os ovos e junte as farinhas, sove até obter uma massa homogênea, deixe descansar em um bowl coberto com filme de plástico por 20 minutos. Abra a massa com o cilindro e corte no formato de spaghetti, em porções de 120 gramas. Doure as cascas de camarão no azeite, adicionar a cebola, cenoura, alho poró, alho, pimenta dedo de moça, laranja, folhas de louro, tomilho e o capim santo. Cozinhar aproximadamente 30 minutos.

Coar e adicionar o suco de limão, curry, açúcar mascavo, o molho de peixe fermentado e o leite de coco, cozinhar por 10 minutos. Tempere os camarões e a lula com sal, pimenta e azeite, grelhe na chapa ou brasa. Cozinhe a massa em água fervente com sal por três minutos.

Para servir

Em um sautese ou prato, coloque uma concha de caldo, adicione a massa, ajuste com sal. Coloque a massa em um prato, disponha os frutos do mar e finalize com cebola.

rendimento: 2 porções
preparo: 45 minutos
execução: fácil

Comadres Momentos & Sabores
rua Pinheiro Guimarães, 600, Jardim Avelino – São Paulo/SP
@comadresrestaurante