Bebida

132 mulheres têm o cobiçado título de Master of Wine

Almudena Alberca, a primeira espanhola a ter o título de Master of Wine (Foto: Divulgação/IMW)

por Suzana Barelli

No ano passado, a enóloga Almudena Alberca se tornou a primeira mulher espanhola a conquistar o título de Master of Wine. Confesso que a informação do pioneirismo de Almudena chamou mais a minha atenção do que o anúncio do nome dos 14 aprovados. Como que a Espanha, tão tradicional nos vinhos e um dos poucos países a considerar o vinho um alimento, não tinha ainda uma mulher MW entre os seus pares? Às vezes, a estatística revela muito sobre as coisas.

Formada em engenharia agrícola e com especialização em enologia e viticultura, Almudena é a diretora técnica da Viña Mayor desde 2015. A vinícola é uma das maiores na elaboração de vinhos na Ribera del Duero, Rueda e Toro. Atualmente, o time de MW é formado por 384 profissionais, de 30 países diferentes. Desde total, pouco mais de 1/3 são mulheres: exatas 132 pessoas. A primeira MW foi a inglesa Sarah Morphew Stephen, em 1970, exatos 17 anos depois do título ser concedido pela primeira vez. A inglesa Jancis Robinson obteve o seu MW em 1984 e foi a primeira mulher, então fora do mercado do vinho, a conquistar este título.

Ainda sobre este tema, o Instituto do Master of Wine informa que 1979 foi o primeiro ano em que foram aprovados o mesmo número de homens e mulheres. Até então o número de homens aprovados era sempre superior ao de mulheres. E, em 2001, pela primeira vez, mais mulheres foram aprovadas do que homens. Mais recentemente, em 2014 e em 2015, novamente a quantidade de mulheres aprovada foi maior do que o de homens.

Não é fácil ser um MW, estas duas letrinhas mágicas que acompanham o nome dos profissionais do vinho. O título máximo do mundo do vinho requer anos de estudos e muitas viagens pelos vinhedos em todos os continentes. As provas finais incluem difíceis degustações às cegas (quando não se sabe o que está nas taças) e trabalhos escritos, avaliados pela banca inglesa. A propósito, não há brasileiras com este título. O único MW brasileiro é Dirceu Vianna Júnior, que vive em Londres. Ele conquistou o título em 2008.