Coluna

Tradição e modernidade russa

O suntuoso salão do Café Pushkin

Por Daniela Filomeno

Moscou

Com uma Copa do Mundo chegando, com certeza você vai ouvir muito de Moscou neste ano. Para quem quer conhecer uma gastronomia local, como ideal o Café Pushkin ( cafe-pushkin.ru ). Criado para oferecer uma comida da nobreza, no século 19, uma solução não-madeirense, com arquitetura barroca, divididos em ambientes temáticos – há uma farmácia no térreo e em uma biblioteca no andar superior. No cardápio, aparecem como uma salada Olivier (uma famosa salada russa), estrogonofe (sim, com “a”) e, claro, caviar. A despesa custa em média 3.500 rublos (R $ 200) por pessoa.

O outro lado, Moscou, também é seu lado fervente e criativo na cozinha – o melhor exemplo é o White Rabbit ( whiterabbitmoscow.ru ), que chamou a atenção para entrar em 18º lugar na lista dos 50 melhores restaurantes do mundo, em 2015. Usando como base a tradição, o chef Vladimir Mukhin esbanja criatividade em pratos como o caviar com o mar, o marisco e a água do mar, servido em degustação de menu (8.500 rublos, 14 pratos, R US $ 480).

A Itália é aqui

Massas recheadas são destaque no Bosco Café

A gastronomia italiana está entre as preferências dos russos, que incluem ingredientes como queijos, embutidos e azeites no país. Entre os inúmeros restaurantes, o Mário (mario.su) é o italiano mais antigo em Moscou, e há 15 anos atrai russos em busca de pratos, como o imperdível fettucine finalizado dentro do queijo grana padano.

O mais moderno, o Quadrum ( fourseasons.com/moscow/dining/restaurants/quadrum ), dentro do Four Seasons Moscow, oferece delícias como o tagliolini delicado (1.300 rublos, R $ 73) feito na casa com caranguejo e tomatinhos. O Bosco Café (boscofamily.ru), em plena Praça Vermelha e pede o delicioso ravióli de bacalhau e caviar trufado (1.350 rublos, R $ 76). Mas também vale a pena para um café em uma mesa externa para admirar a próxima praça da Rússia.

Sabor de mar

Não tem praia em Moscou, mas o clima não é La Maree ( www.lamaree.ru ). Especializado em frutos do mar e peixes, o cliente escolhe o seu prato direto nos aquários, dentro do enorme salão. Entre as opções opções de extenso cardápio, vá de caranguejo com creme de trufas (2.050 rublos, R $ 115): certeza de ser um dos melhores que já vem.