Acontece

5 mil restaurantes de 150 países fazem homenagem à gastronomia francesa

Peixe do dia com mousseline de beterraba, vinagrete de mirtilo e pimentas brasileiras, do Esther Rooftop (Foto: Divulgação/Tadeu Brunelli)

Por Beatriz Marques

Ter a gastronomia de seu país reconhecida como patrimônio cultural imaterial da humanidade é motivo de orgulho para os franceses. Por isso, desde 2015, quando ganhou o título da Unesco, o governo decidiu celebrar de forma grandiosa e promove anualmente o evento Goût de France: mais de 5 mil restaurantes de 150 países realizam simultaneamente jantares especiais para homenagear os sabores da França.

A iniciativa também acontece no Brasil. Nos jantares de 21 a 24 de março, 16 casas de cidades como São Paulo e Campo Grande oferecem menus especiais, com direito a entrada, prato principal, queijo (claro!) e sobremesa. O tema desta edição é a Provença, região do sul do país conhecida pelos azeites, lavanda e vinhos rosés. A sustentabilidade será um ponto abordado durante o evento. “Lançamos um desafio simples aos chefs: oferecer um menu francês, mas também que respeite o meio-ambiente”, diz Brieuc Pont, cônsul geral da França em São Paulo, durante apresentação do Goût de France, na última segunda-feira (11).

Magret de pato com pera ao vinho tinto e purê de couve-flor, do TonTon (Foto: Divulgação/Tadeu Brunelli)

Entre os destaques, o paulistano TonTon, do chef Gustavo Rozzino, que oferece terrine de porco com pistache, caranguejo gratinado, magret de pato com pera ao vinho tinto e purê de couve-flor, pargo ao açafrão com legumes, queijo Canastra e maçã-verde, café e bolo de figo, por R$ 135.

Não fica atrás o chef Benoit Mathurin, do Esther Rooftop, também em São Paulo, que preparou uma refeição com ostra e maçã verde; terrine de bochecha de boi e foie gras, confitada no vinho tinto, servida com compota de ameixa; peixe do dia com mousseline de beterraba, vinagrete de mirtilo e pimentas brasileiras; alcatra assada com legumes da fazenda e manteiga noisette; queijo Serra das Antas, pasta de avelã como um praliné; e torta de limão. O cardápio completo custa R$ 205.

Confira a lista completa dos participantes e seus respectivos menus no restaurateurs.goodfrance.com

Esther Rooftop
rua Basílio da Gama, 29 – República
(11) 3256-1009 – São Paulo – SP
facebook.com/estherrooftop

TonTon
rua Caconde, 132 – Jardim Paulista
(11) 2597-6168 – São Paulo – SP
tontonsp.com.br