Comidas

Hip Hop deixa o queijo melhor, dizem cientistas

Gênero musical influenciou sabor do queijo (Foto: Universidade de Artes de Berna(HKB) / Cheese in Sound)

da redação da Menu

O Hip Hop pode melhorar o sabor do queijo. Esse é o resultado que chegaram pesquisadores da Suíça, após seis meses tocando diferentes gêneros musicais para amadurecer queijos.

O experimento reuniu um veterinário, o fabricante de queijo emmental e a Universidade de Artes de Berna e explorou como o impacto bioacústico das ondas sonoras afeta os processos metabólicos no queijo.

Pode parecer inusitado, mas a sonoquímica é um campo real de exploração científica, que examina as influencias das ondas sonoras e o efeito do som em corpos sólidos, utilizando o ultra-som para alterar as reações químicas. E o queijo é essencialmente uma reação química.

Para testar, 9 nove rodas de queijo emmental de 10 quilos foram colocadas em caixas individuais de madeira e cada uma delas tocou um loop diferente de uma canção usando um aparelho que direcionava as ondas sonoras diretamente para o queijo durante 24 horas.

Especialistas da Universidade de Ciências Aplicadas de Zurique concluíram que os queijos expostos à música tinham um sabor mais suave comparado ao queijo controle, mas que o queijo hip hop superava todos em termos de cheiro e sabor.

Ainda não se sabe se o processo metabólico do queijo realmente foi alterado pelas ondas sonoras. O próximo passo é realizar uma pesquisa biomédica sobre os queijos para analisar eventuais diferenças estruturais.