Bebida

As mulheres do Jerez

Pilar Plá e María del Carmen Borreg Plá, duas gerações da vinícola Maestro Sierra (Foto: Maestro Sierra/Divulgação)

Por Suzana Barelli

Andaluzia, no sul da Espanha, é a terra do Jerez. É a terra das soleiras (o sistema particular de lidar com as barricas empilhadas nas vinícolas); da flor (como é chamada a camada que surge dentro das barricas), da uva palomino, do solo albariza, branco e com boa drenagem; dos diversos estilos de um fortificado único. E é também a terra de mulheres.

Atualmente, a vinícola El Maestro Sierra, por aqui com vinhos importados pela Decanter, é a mais famosa pela liderança feminina. Depois de décadas comandada por Pilar Pla Pechovierto, uma referência na região por saber unir a tradição com o talento empresarial; essa vinícola hoje conta com a liderança de sua filha María del Carmen Borrego Plá. Historiadora e enóloga, María Carmen é uma forte defensora da cultura do jerez como parte do patrimônio imaterial da Espanha, com importantes estudos publicados. E ela, por sua vez, optou por deixar a enologia da Maestro Sierra na liderança também de uma mulher: Ana Cabestrero.

Em Jerez, segundo o conselho regulador da região, há várias mulheres em posições de destaque nas vinícolas da região atualmente. Além das proprietárias da Maestro Sierra e de sua enóloga, destaca-se: Esperanza Páez Morilla, administradora da Bodegas Páez Morilla;  Maribel Estévez, antiga enóloga de grupo José Estévez, reconhecida por seu trabalho sobre a flor do Jerez; Paola Medina, enóloga de Bodegas Williams & Humbert, que faz importantes estudos sobre a criança biológica do vinho nas barricas.

Além delas, também se destacam, segundo o conselho regulador, Montserrat Molina, enóloga de Bodegas Barbadillo; Reyes Gómez, diretora técnica e enóloga de Bodegas Sánchez Romate; Rocío Ruiz, enóloga e proprietária de Bodegas Urium; Carmen Pou, diretora comercial da Bodegas Gutierrez Colosia; Carmen Romero, enóloga e diretora de Aecovi; Helena Rivero, proprietária e bodegueira da Bodegas Tradición; María Pilar García de Velasco, da oitava geração dos donos da Bodegas La Cigarrera; María Jiménez García, proprietária  da Bodegas Blanca Reyes; Isabel Lloret, técnica de Laboratório de Analises Sensorial da Jerez Control y Certificación; Victoria Frutos, adjunta na direção técnica do Grupo José Estévez e Maria Begoña de Amilibia, responsável pela área técnica e produção do Grupo José Estévez.