Destaques-da-edicao

Tudo sobre bacalhau, chocolate rosa e receitas para a Páscoa são destaques da Menu

Edição 234 de abril/maio de 2019

da Redação da Menu

É tempo de Páscoa! A Menu deste bimestre foi buscar além do que já conhecemos sobre esta época, trazendo novidades entre peixes, chocolates e receitas especiais. Confira os destaques da Menu de abril/maio de 2019 (edição 234):

* Capa

Uma das técnicas indispensáveis na cozinha é a salga, apesar de não ser mais necessária para a conservação de alimentos. A reportagem de capa mostra opções com bacalhau, carne de sol e até pirarucu para abrilhantar o almoço de Páscoa.

* Online

Aqui no site da revista Menu você já pode conferir o resultado da degustação de 29 ovos de Páscoa que são lançamento em 2019, além de um roteiro completo para os pratos desta época.

* Aperitivos

Chocolat Festival, Brunch Weekend, Brasil Brau… Eventos não faltam nos próximos meses para os amantes da gastronomia. Confira os destaques e não perca nenhum!

* Hot Spot

Marselha é a pora de entrada para uma das regiões francesas mais exploradas, a Provença. Daniela Filomeno dá dicas para todos os gostos no Hot Spot.

* Terra Estrangeira

Páscoa é sinônimo de… jacaré? O chef Paulo Machado prepara uma receita inusitada de brandade de “jacalhau”, que é a carne de jacaré curada no sal, assim como um bacalhau.

* Papo de Comida

E por falar em bacalhau, é claro que ele está presente nesta edição. A cozinheira e jornalista Larissa Januário fez um roteiro para quem vai se arriscar no preparo da iguaria clássica da Páscoa. Tudo sobre demolha, dessalga, como comprar, dicas para preparar e uma receita de ar água na boca.

* Sacola Brasileira

Quem visita Pernambuco se apaixona pelo bolo de rolo. Para conhecer mais sobre o doce, Rachel Bonino conversou com a matriarca fundadora da Casa de Frios, Fernanda Dias, casa tradicional do estado que completa 50 anos em 2019.  

* Entrevista

O chef Jun Sakamoto deu uma entrevista especial para a Menu, na qual fala sobre os 19 anos de seu restaurante e as novidades que estão vindo por aí.

* Orgânicos

Alimentos orgânicos – e restaurante que os valorizem – estão cada vez mais em alta. Fomos descobrir como o cultivo de uma horta própria transformou a relação do Cozinha 212 com a comida.

* Pesca

Um dos pescados mais festejados do litoral catarinense é a tainha, que está na época. Por isso, que tal pensar no peixe como uma alternativa para as receitas de Páscoa

* Chocolate

Chocolate rosa? Conheça o lançamento que já está na boca do consumidor e na bancada dos principais confeiteiros: o ruby, quarto tipo de chocolate, naturalmente rosa e ácido que veio para conquistar um mercado em ascensão.

* Romeu & Julieta

Mais casual do que o Oro, no Rio de Janeiro, o restaurante Pipo é a nova aposta do chef Felipe Bronze, e foi visitado pelo nosso casal de críticos.

* Café com Letras

O Campeonato Mundial de Barista está chegando e a sombra de ainda não ter um título brasileiro paira sobre a representante do país em 2019, Martha Grill. Mas ela tem boas estratégias para tentar levar o troféu, que você pode conferir na coluna de Cristiana Couto.

* Mundo Vinho

O enoturismo da Serra Gaúcha cresce a cada ano e mostra sua força no cenário nacional. Opções de passeio por vinícolas e experiências completas não faltam, como conta Suzana Barelli. Confira ainda a matéria com o empresário Alaor Pereira Lino, importante comprador de vinhos do Hospice de Beaune.

* Sala de aula

Vinho + bacalhau + chocolate = harmonização. Um passo a passo para decidir os melhores rótulos e suas combinações e não fazer feio na hora de servir o almoço de Páscoa.

* Colarinho

Os aplicativos estão mudando muitos setores e o cervejeiro também é um deles, como mostra Roberto Fonseca, em sua coluna Colarinho. 

* Com estilo

Quem já é iniciado no mundo das cervejas importadas e artesanais conhece a Guinness. Mas ela é apenas a porta de entrada para estilos como a Stout e a Porter.

* Eu Gosto

Bem-humorada, a atriz Dadá Coelho é a entrevistada da edição e fala sobre a tradicional cozinha brasileira, que ela não dispensa no dia a dia.