Comidas

Limone Pasquale

Receita pode ser comida com colher, em grupo (Foto: Roberto Seba)

Por Paula Azevedo e Andréa Finotti

Ingredientes

Casca de chocolate: 500g de chocolate de sua preferência (ao leite, amargo, ou branco).

Musse de chocolate: 250 g de chocolate meio amargo; 1 lata de creme de leite sem soro; 200 g de creme de leite fresco; 3 g de gelatina em pó sem sabor; água quanto baste.

Marzipã: 100 g de amêndoas torradas em pele. 50 g de açúcar; 25g de glucose.

Ganache de limão siciliano: 250 g de creme de leite fresco; 250 g de chocolate branco picado; 2 limões sicilianos (suco e raspas).

Ganache de chocolate com amaretto: 1 lata de creme de leite sem soro; 200 g de chocolate meio amargo, 2 colheres (sopa) de amaretto; 100 g de água.

Modo de preparo

Musse de chocolate

Coloque o chocolate picado numa tigela e junte o creme de leite sem soro. Leve a mistura ao micro-ondas por 1 minuto, até derreter o chocolate. Se necessário, coloque mais 30 segundos e mexa até obter uma mistura homogênea. Reserve. Coloque a gelatina em uma vasilha de vidro e cubra-a com água, de acordo com as instruções do fabricante. Leve-a ao micro-ondas por 10 segundos, para derreter. Não deixe que a gelatina ultrapasse 60°C, para não perder seu poder gelificante. Bata o creme de leite fresco na batedeira e adicione a gelatina.  Continue batendo até ficar firme, em ponto de chantilly, misture-o ao chocolate já frio. Cubra com filme plástico e reserve na geladeira.

Marzipã

Coloque todos os ingredientes no processador e bata bem até obter uma espécie de farofa. Reserve.

Ganache de limão siciliano

Numa panela de fundo grosso, ferva o creme de leite em fogo baixo, por 5 minutos, até reduzi-lo ligeiramente. Despeje o creme de leite fervendo sobre o chocolate picado e aguarde 1 minuto. Adicione as raspas e o suco dos limões e mexa bem. Reserve na geladeira.

Ganache de chocolate

Pique o chocolate e coloque-o em uma tigela de vidro junto com o creme de leite. Leve a mistura a micro-ondas por 1 minuto. Mexa e retorne ao micro-ondas se necessário, até obter uma mistura homogênea. Adicione o amaretto, mexa bem e reserve.

Limão caramelado

Lave bem os limões e retire as cascas. remova toda a parte branca da casca. Coloque a água numa panela e aqueça em fogo médio. quando ferver, desligue o fodescole-ago e acrescente as casquinhas de limão sem a parte branca. Ferva novamente, por 5 minutos. Reserve por 24 horas e ferva novamente. Reserve.

Casca de chocolate

Pique o chocolate e coloque-o em uma tigela de vidro. Leve-o ao micro-ondas por 1 minuto, mexa com uma espátula e volte por mais 1 minuto, se necessário, até obter uma mistura homogênea. Coloque 2/3 do chocolate derretido sobre uma pedra de mármore gelada e misture com uma espátula, repetidas vezes, para que ele esfrie. Junte esses 2/3 de chocolate temperado ao 1/3 de chocolate reservado, para que fique ligeiramente aquecido novamente. Esse processo vale para todos os tipos de chocolate. Feito isso, encha uma bexiga até obter o tamanho desejado para formar o ovo e banhe-a com o chocolate, até a metade. Se quiser uma casca mais grossa, espere a primeira camada secar e banhe novamente a bexiga no chocolate. Forre uma placa de mármore com papel manteiga e coloque a bexiga revestida de chocolate sobre o papel, com a base para baixo. Leve-a à geladeira por 10 minutos, até o chocolate endurecer. Retire, fure a bexiga e  descole-a do chocolate. Reserve a casca de chocolate em local bem fresco. Para montar o ovo, coloque uma camada de musse dentro da casca. Cubra com o marzipã. Sobre ele, coloque a ganache de limão, com a ajuda de um saco de confeitar, depois a ganache de amaretto e finalize com o limão caramelado. Mantenha resfriado até a hora de servir.

Para servir

Coloque o limone pasquale em uma bandeja e sirva-o para ser comido co colher, em grupo.

Dica das chefs

Para porções individuais, faça as cascas de ovo com bexigas menores e prepare a receita da mesma maneira.

rendimento: 1 ovo de 500 g
preparo: 3 horas(+24 horas de pré-paro)
execução: muito difícil