Comidas

Meia casca com recheio de colher de brigadeiro e cumaru

Decoração dá um toque especial à receita (Foto: Roberto Seba)

Por Renata Arassiro, da Renata Arassiro chocolates

Ingredientes

Meia casca

500g de chocolate ao leite (33,6% de cacau) temperado; 50 g de granulado de chocolate ao leite tipo split; quanto baste de pó cintilante bronze.

Brigadeiro de cumaru

100 g de creme de leite fresco; 1 semente de cumaru ralada; 25 g de manteiga sem sal; 15 g de cacau em pó; 1 lata de leite condensado; 65g de chocolate ao leite (33,6% de cacau) em pastilhas.

Modo de preparo

Meia casca

Faça as cascas com o chocolate: despeje na forma uma camada de chocolate ao leite temperado. Bata na forma para tirar o ar e vire-a ao contrário sobre uma superfície reta, coberta com papel manteiga. Quando o chocolate parar de escorrer no papel e endurecer, raspe a superfície da forma para deixar o acabamento bonito. Leve à geladeira para firmar por 15 minutos. Retire da geladeira e desenforme. Repita o processo para fazer mais uma camada. Para manter o ovo fixo, coloque uma porção de chocolate sobre um papel-manteiga e disponha a base do ovo na porção de chocolate. Leve à geladeira por 2 minutos até fixar. Reserve. Para a decoração das bordas, encha um cone de papel manteiga com chocolate derretido e faça linhas transversais na borda de todo o ovo. Então, salpique os granulados coloridos com o pó cintilante sobre as linhas. Reserve.

Brigadeiro de cumaru

Em um bowl, misture o creme de leite e a semente de cumaru ralada e deixe por 5 minutos. Coe e reserve. Em uma panela leve ao fogo baixo, derreta a manteiga e misture o cacau em pó até ficar uniforme. Adicione o leite condensado e o chocolate em pastilhas. Mexa constantemente até atingir ponto de brigadeiro de enrolar. Retire do fogo, adicione o creme de leite aromatizado e misture bem. Transfira o brigadeiro para uma travessa e cubra com filme plástico. Deixe esfriar. Preencha as cascas com o brigadeiro e reserve.

Para servir

Decore com split e placas redondas de chocolate a gosto.

Dica da chef
Quando cobrir o brigadeiro com o filme plástico, encoste-o no brigadeiro para não formar uma película.

Rendimento: 2 cascas de 250g.
preparo: 2h
execução: moderada