Comidas

Pirulito de praliné

Pirulitos podem ter decoração temática (Foto: Roberto Seba)

Por Paula Azevedo e Andréa Finotti

Ingredientes

100 g de chocolate (amargo, ao leite ou branco), 50 g de pasta de avelã callebaut.

Modo de preparo

Pique o chocolate e coloque-o em uma tigela de vidro. Leve-o ao micro-ondas por 1 minuto, mexa com uma espátula e volte por mais 30 segundos, se necessário, até ficar bem líquido. Evite aquecer muito, para não queimá-lo. Coloque 2/3 de chocolate temperado e 1/3 de chocolate reservado, para que fique ligeiramente aquecido novamente. Misture muito bem o chocolate e a pasta de avelã. Forre uma pequena assadeira ou refratário com papel alumínio e coloque a mistura dentro. Dê leves batidinhas com a forma na mesa, delicadamente, para que o chocolate se espalhe e libere o ar. Coloque a forma na geladeira por alguns minutos até que o chocolate endureça, mas não por completo.

Para servir

Corte o praliné com cortadores em formatos divertidos, como bolas, coelhos, cenouras. Prenda chocolates aos palitos, formando pirulitos, e sirva.

Dicas das chefs

Os pirulitos de praliné podem receber diversas decorações, como listras e bolinhas de chocolate branco derretido, pequenos confeitos e até frases escritas à mão com chocolate derretido.

rendimento: 4 pirulitos pequenos
preparo: 2h
execução: moderada