Receitas

Receita de arroz de bacalhau e maçãs de lá da terrinha

Receita é típica em Portugal (Foto: Rogério Voltan)

Pela chef Heloisa Bacelar

Ingredientes

1 kg de aparas de bacalhau bem limpas e dessalgadas por aproximadamente 24 horas; 2 xícaras de arroz branco lavado e escorrido; 5 xícaras (chá) de água; 1 cebola grande em cubinhos miúdos; 1 dente de alho picado; 2 xícaras (chá) de vinho branco seco; 3 xícaras (chá) do caldo fervente do cozimento do bacalhau ou 1 cubinho de caldo de peixe dissolvido na mesma quantidade de água; 4 maçãs ácidas sem casca em fatias grossas; 2 colheres (sopa) de açúcar; azeite de oliva o quanto baste; sal a gosto.

Modo de preparo

Bacalhau

Aqueça 5 xícaras de água numa panela grande, espere surgir bolhinhas nas laterais, abaixe o fogo, junte o bacalhau e cozinhe por 5 a 10 minutos, até que a carne esteja cozida e macia. Reserve a água para o cozimento do arroz. Transfira o bacalhau para uma tigela, espere amornar, separe em lascas, descarte totalmente peles e espinhas, reserve.

Arroz

Regue o fundo de uma panela média com um pouco de azeite, junte a cebola, espere começar a dourar, acrescente o alho, e quando perfumar, adicione o arroz. Misture bem, deixe o arroz fritar por 1 minuto, junte o vinho, espere evaporar, acrescente sal, 3 xícaras de água do cozimento do bacalhau e mantenha no fogo por mais uns 15 minutos, até que os grãos estejam cozidos e soltinhos (se o arroz secar e inda estiver duro, adicione mais um pouquinho da água do cozimento do bacalhau).

Maçã

Enquanto o arroz cozinha, prepare a maçã. Regue o fundo de uma frigideira grande com azeite, aqueça, junte as fatias de maçã, o açúcar o sal e mantenha no fogo até que estejam macias e douradas.

Para servir

Junte o bacalhau com o arroz, decore com as maçãs e sirva.

Dica da chef

Acrescente salsinha picada ao arroz para dar um frescor ao prato.

rendimento: 6 porções
preparo: 1 hora ( + 24 horas para dessalgar o bacalhau)
execução: moderada