Comidas

Buri grelhado em salsa de mel e gergelim com broto de feijão e chaufa branco

Buri grelhado em salsa de mel e gergelim com broto de feijão e chaufa branco (Foto: Rogério Voltan)

por chef Fabio Barbosa, do La Mar

Ingredientes

Buri

180 g de filé de buri; 40 ml de caldo de legumes; 1 xícara (chá) de shiitake; 50 ml de shoyu; 1 colher (sopa) de missô; 1 colher (sobremesa) de mel; 1 colher (sopa) de óleo de gergelim; 1 xícara (chá) de broto de feijão; 1 xícara (chá) de cebolinha picada; sal a gosto.

Chaufa branco

150 g de arroz branco cozido; 1 colher (chá) de óleo de gergelim; 1 dente de alho picado; 1 xícara (chá) de aspargos picados; 1 xícara (chá) de brócolis picados; clara de 1 ovo; gengibre ralado a gosto; sal a gosto.

Modo de preparo

Buri

Tempere o peixe com sal e grelhe. reserve. Corte  shiitake em cubos e cozinhe com o caldo de legumes aquecido, o shoyu, o missô e o mel por 5 minutos. Reserve. Numa frigideira, esquente o óleo de gergelim e salteie a cebolinha e o broto de feijão rapidamente, com uma pitada de sal. Reserve.

Chaufa

num wok (frigideira japonesa) bem quente, salteie os aspargos e os brócolis com o óleo de gergelim. Acrescente o alho e o gengibre e doure. Junte o arroz e salteie. Numa frigideira, frite a clara de ovo e junte ao arroz, acertando o sal.

Para servir

Em um prato fundo coloque o shiitake e o caldo de legumes e mel. Acrescente o filé de peixe, finalize com a cebolinha e o broto de feijão salteados e sirva com o arroz.

Dica do chef

Se não encontrar os filés de buri, substitua-os por outro peixe em filé de sua preferência.

rendimento: 1 porção
preparo: 35 minutos
execução: fácil