Comidas

Casquinha de truta

Prato pode ser acompanhado por legumes cozidos (Foto: Divulgação)

por chef Anouk Vasconcelos Rosas, do restaurante Donna Pinha

Ingredientes

2 trutas inteiras, limpas e sem escamas; 1 truta inteira defumada sem pele; 10 g de cebola picada; 5 ml de azeite de oliva; 5 g de ervas finas (salsa, manjerona e sálvia); 1 tomate sem pele e sem semente picado; 30 g de parmesão ralado fino; 3 colheres (sopa) de farinha de trigo; farinha de rosca quanto baste para polvilhar; água quanto baste; sal a gosto.

Modo de preparo

Aqueça o azeite em uma panela e doure a cebola. Adicione as trutas limpas, sem escamas e cubra-as com água e cozinhe-as em fogo baixo. Adicione as ervas finas e retire-as do fogo quando começarem a desmanchar. Deixe esfriar, retire a pele das trutas e desfie a carne. Escorra a água do cozimento das trutas em uma peneira e reserve. Desfie também a truta defumada e misture-a com a truta cozida já desfiada. Tempere com sal a gosto e junte a farinha de trigo, aos poucos, misturando delicadamente. Leve a mistura ao fogo e vá incorporando a água das trutas e o tomate picado, em fogo baixo, mexendo até formar uma massa firme e com pouca umidade. Distribua a massa em forminhas que possam ir ao forno. Cubra as forminhas com parmesão e farinha de rosca e leve-as ao forno alto, a 200°C, por alguns minutos, apenas para gratinar.

Para servir

Disponha  as casquinhas em pratos e sirva-as quentes, acompanhadas de legumes cozidos.

Dica da chef

Para variar a apresentação, coloque a massa de trutas em canoinhas de massa folhada e sirva com salsinha desidratada salpicada.

rendimento: 10 porções
preparo: 30 minutos
execução: fácil