Comidas

Moqueca de namorado com camarão, pirão, arroz branco e farofa de dendê

Moqueca de namorado com camarão, pirão, arroz branco e farofa de dendê (Foto: Divulgação/Fabio Rossi)

por chef Danilo Chami, da Masserini Osteria di Mare

Ingredientes

Moqueca

200 g peixe namorado cortado em cubos; 200 g de camarão cinza; 3 dentes de alho; 1 cebola média cortada em rodelas; 1 tomate médio cortado em rodelas; ½ pimentão pequeno amarelo cortado em rodelas; ½ pimentão pequeno verde cortado em rodelas; ½ pimentão pequeno vermelho cortado em rodelas; 2 colheres de sopa de leite de coco; 1 colher (sopa) de azeite de Dendê; 2 colheres (sopa) de molho de tomate; um punhado de cebolinha; um punhado de coentro; 1 colher (chá) de sal; 1 colher de chá de pimenta; 2 colheres de sopa de azeite extra virgem.

Pirão

2 dente grande de alho; 1 cebola pequena picada em pedaços; ½ pimentão pequeno amarelo cortado em pedaços; ½ pimentão pequeno verde cortado em pedaços; ½ pimentão pequeno vermelho cortado em pedaços; um punhado de cebolinha; um punhado de coentro; 1 colher (chá) de sal; 1 colher de chá de pimenta; 2 colheres de sopa de azeite; 100 ml de vinho branco; 2 colheres (sopa) de molho de tomate; 5 colheres (sopa) farinha de mandioca.

Farofa de dendê

½ cebola pequena picada; 1 alho amassado; 2 xícaras (chá) de farinha de mesa; 1 colher de sopa de azeite de dendê; sal a gosto; salsinha a gosto

Modo de preparo

Moqueca

Grelhe separadamente em uma frigideira os cubos de peixe com azeite, sal e pimenta. Reserve. Limpe os camarões e tempere com sal e pimenta. Reserve e guarde as cascas para o pirão. Em uma frigideira, refogue os camarões temperados no azeite extra virgem. Adicionar o azeite de dendê. Após marinados, acrescente todos os ingredientes e deixe cozinhar lentamente cobrindo a panela, até obter um molho cremoso e homogêneo. Quando estiver finalizando, incluir os cubos de peixe e deixar ferver mais 3 minutos com a tampa fechada.

Pirão

Pegue as cascas do camarão e leve ao forno 180°  e deixe secar por cerca de 15 a 20 minutos. Em uma panela refogue o azeite com a ½ cebola picada e o 1 alho amassado. Coloque a casca de camarão seca na panela. Adicione o vinho branco e deixe reduzir por 10 a 15 min em fogo brando. Acrescente 1 litro de água filtrada e deixe até ferver. Retire as impurezas (espumas que ficam por cima). Acrescente sal e pimenta. Coe o caldo com uma peneira e reservar.

Refogue o azeite com a ½ cebola picada e o 1 alho amassado. Adicione 200 ml deste caldo pronto no passo anterior e espere ferver. Engrosse acrescentando lentamente a farinha de mesa até dar o ponto cremoso. Adicione os pimentões, coentro e cebolinha. Deixar ferver por mais 3 minutos e reservar.

Farofa de dendê

Numa panela refogue o azeite com a cebola e o alho. Adicione o azeite de dendê. Coloque a farinha de mandioca e misture até ficar dourada. Adicione sal e salsinha picada.

Para servir

Sirva com arroz branco tradicional.

rendimento: 2 porções
preparo: 50 minutos
execução: média