Comidas

Peixe com purê trufado de couve-flor

Receita pode ser preparada com o peixe de sua preferência (Foto: Divulgação/Fabio Rossi)

por chef Marcones Deus, do restaurante Victoria (RJ)

Ingredientes

Peixe

1 kg de peixe; 750 ml de azeite extravirgem; tomilho, louro; 12 dentes de alho na casca; 1 caixa de brotos de agrião ( para finalização do prato).

Purê de couve-flor

1 couve-flor; 1 folha de louro; 50 g de manteiga; 1 colher (sopa) de salsa de truta; 1 colher (chá) de sal; água para o cozimento.

Aspargos

1 molho de aspargos cozidos em água fervente no vapor por 1 minuto. Depois colocar um minuto em água gelada.

Modo de preparo

Peixe

Esquente o azeite com o alho na casca, incluindo dois ramos de tomilho, duas folhas  até atingir 60ºC. Coloque o peixe no azeite, sem deixar que ele atinja o ponto de fritura, e deixe cozinhar por 15 minutos.

Purê de couve flor

Corte e descarte as folhas e a base do talo da couve-flor. Numa tábua, corte a couve-flor em pedaços médios inclusive os talos e transfira para uma tigela. Lave bem e deixe escorrer a água.Numa panela média, coloque a couve-flor lavada, e a folha de louro. Tempere com o sal e leve ao fogo médio. Deixe cozinhar por cerca de 20 minutos, até a couve ficar macia. Desligue o fogo. Descarte a folha de louro e escorra a couve flor numa peneira. Bata no liquidificador até deixar o purê bem liso e cremoso. Volte ao fogo para seca toda água e acrescente a manteiga e a salsa de trufas.  Se precisar ajuste o sal.

rendimento: 4 porções
preparo: 30 minutos
execução: fácil