Comidas

Peixe no Papelote

Prato fica pronto em 40 minutos (Foto: Divulgação/iRicardo D'Angelo)

por chef Bella Masano, do restaurante Amadeus

Ingredientes

880 g de lombo de peixe branco (pescada amarela ou robalo); 700 g de tomate picado sem pele e sem sementes; 12 azeitonas pretas portuguesas; 24 alcarrapinhas; 80 g de cebola picada; 30 ml de vinho branco; 80 ml de zeite extra virgem de oliva e mais um pouco para finalização; brotos, flores e ervas frescas; sal marinho.

Modo de preparo

Corte 4 quadrados de 40 X 40 cm e 4 tirinhas (para usar para amarrar) de filme plástico especial para assar. Reserve. Retire os caroços das azeitonas e lamine no sentido longitudinal. Reserve. Tempere os peixes com sal. Sele os 4 lados com 1 colher de azeite, em frigideira de fundo grosso e anti-aderente. Com a ajuda de uma pinça, retire as espinhas. Paralelamente, murche a cebola com o restante do azeite e uma pitada de sal. Regue com o vinho branco e deixe evaporar o álcool.

Adicione os cubos de tomate, as azeitonas e as alcaparras. Misture, ajuste o sal e retire do fogo (com o tomate ainda cru). Coloque 2 colheres do tomate recém preparado no centro de cada um dos filmes para assar. Posicione o peixe e cubra com mais tomate (distribua o tomate, as azeitonas e as alcaparras igualmente entre as 4 porções). Feche unindo as pontas do papel para cima (como cesta de presente). Amarre com a fitinha do mesmo papel. Asse a 180° C, por cerca de 8 minutos. Amorne o restante do azeite. Misture os brotos e as ervas e sirva com o peixe (regue com o azeite morno quando abrir o embrulho).

Farofa de Azeitona

Ingredientes: 100 g de azeitona preta Azapa picada; 200 g de farinha panko; 80 g de cebola picada; 10 ml de azeite extra-virgem.

Modo de Preparo

Coloque o azeite em uma frigideira e murche a cebola. Adicione a azeitona preta picada e deixe secar o caldo. Coloque a farinha e misture bem. Disponha tudo em uma assadeira e leve ao forno baixinho (uns 70°) por cerca de 4 horas (mexendo de 30 em 30 minutos).

rendimento: 4 porções
preparo: 40 minutos para o peixe + 4 horas para a farofa
execução: fácil