Comidas

Pirarucu com azeite de coco e cuscuz de farinha d’água

Pirarucu com azeite de coco e cuscuz de farinha d'água (Foto: Sheila Oliveira/Empório Fotográfico)

Por chef Rodrigo Oliveira, do restaurante Mocotó

Ingredientes

Pirarucu

800 g de postas de lombo de pirarucu dessalgado; 50 g de azeite de coco; 50 ml de azeite de oliva; 20 g de alho picado finamente; 10 g de pimenta dedo-de-moça picada finamente; 50 ml de suco de limão-cravo; 30 ml de cachaça; sal e pimenta-do-reino a gosto.

Cuscuz de farinha d’água

500 g de farinha d’água; 100 g de manteiga de garrafa; 100 g de jerimum em cubinhos; 50 g de cebola-roxa em cubinhos; 50 g de pimenta-cambuci em cubinhos; 10 g de tomate em cubinhos; 100 g de banana-da-terra em cubinhos; 500 ml de água; coentro fresco; sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo

Pirarucu

Doure o peixe na mistura de azeites, em fogo médio, e reserve. Na mesma frigideira; frite o alho e a pimenta, sem deixar queimar, e deglaceie a frigideira com o suco de limão e a cachaça. Retorne o peixe à bandeja e tempere com sal e pimenta.

Cuscuz

Aqueça a manteiga numa panela, em fogo médio e refogue a cebola. Junte o jerimum e cozinhe por alguns minutos. Adicione a pimenta-cambuci, o tomate e a banana-da-terra, nessa ordem, e deixe cozinhar por mais 1 minuto. Retire do fogo e junte a farinha, mexendo bem. Adicione a água, tempere com sal e pimenta, misture e deixe descansar por 10 minutos. Após esse período, desmanche o cuscuz com uma colher e adicione coentro fresco a gosto.

Para servir

Distribua o peixe nos pratos e acompanhe-os com o cuscuz de farinha d’água. Sirva em seguida.

Dica do chef

Para um sabor diferente, substitua a água do cuscuz pela mesma quantidade de caldo de legumes

rendimento: 5 porções
preparo: 1 hora (+ 2 dias para dessalgar o peixe)
execução: moderada