Coluna

Réveillon brasileiro

Por Daniela Filomeno

O Brasil é imbatível para celebrar a passagem de ano. Não há outro lugar no mundo com a nossa animação e energia, aliadas a paisagens paradisíacas e boa gastronomia. Para começar 2019 do jeito que a gente gosta, confira minhas dicas para passar o Réveillon com o melhor da cozinha brasileira!

Alter do Chão

Considerado o caribe brasileiro, mas com praia de água doce, Alter do Chão (PA) é um pequeno vilarejo paraense a 30 quilômetros de Santarém. Não deixe de conhecer o restaurante Casa do Saulo (tel. 93/99224-4691), do chef Marc Saulo Jennings Simões que, literalmente, transformou sua casa em um restaurante, com linda vista para o rio Tapajós. Peixe, macaxeira, banana-da-terra e outros ingredientes regionais se transformam em iguarias em suas mãos.

Caraíva

É onde o rio encontra o mar, com ruelas de areia, e os carros não são bem-vindos. Em Caraíva, no sul da Bahia, o charme está na chance de estar desconectado com qualquer vestígio de cidade grande. Parada obrigatória na vila é o Boteco do Pará (botecodoparacaraiva.com.br), que além de uma das cervejas mais geladas da cidade, serve o famoso pastel de arraia, que vale cada mordida, e o peixe assado do dia, sempre delicioso.

Fernando de Noronha

Basta colocar os pés em Fernando de Noronha (PE) para saber que você chegou a um lugar especial. O deslumbrante arquipélago vira point de celebridades e estrangeiros no Ano-novo e o restaurante Zé Maria (pousadazemaria.com.br), dentro da pousada de mesmo nome, é um dos mais procurados. A casa conta com um festival gastronômico às quartas e sábados, mas recomendo pedir o peixe com castanha e mel do menu, que é de comer rezando.

Jericoacoara

Jijoca de Jericoacoara (CE) é uma antiga vila de pescadores que ganhou a atenção de turistas nos anos 90, quando foi eleita uma das dez praias mais bonitas do mundo pelo jornal Washington Post. Também ficou famoso o Bistrô Caiçara (tel. 88/99749-1000), com frutos do mar. Em um terraço de madeira e palha, com luz baixa, o clima é intimista. Peça o carro-chefe da casa, o polvo louco, com polvo, lagosta e camarões ao mel de rapadura picante com legumes salteados (foto).

Praia do Rosa

A linda praia, a cerca de 90 quilômetros de Florianópolis (SC), reúne de famílias a surfistas e muitos jovens atrás de badalação na alta temporada. Entre as ótimas descobertas gastronômicas está o Tigre Asiático (tigreasiaticorestaurante.com.br), que só abre à noite. Sua decoração é inspirada em Bali e o cardápio traz sabores da Tailândia, Indonésia e Japão. Espere por temperos fortes, molhos agridoces e um pouco de pimenta em pratos como o nasi goreng de camarão, legumes ao curry amarelo, servido no abacaxi.

Praia da Pipa

Moradia de golfinhos e tartarugas marinhas, a beleza da Praia da Pipa (RN) é resultado de uma soma natural: praias de águas claras, coqueiros, mirantes, falésias cobertas pela Mata Atlântica, dunas, enseadas e despenhadeiros. A dica é de um restaurante despretensioso, simples e com uma comida inesquecível: o Rola Peixe (tel. 84/99157-7354), comandado pelo seu espanhol Fernando, que não tem cardápio fixo: afinal, o importante é servir o que tem de mais fresco vindo diretamente do mar.

Rio de Janeiro

Dizem que todo brasileiro deve passar ao menos uma vez na vida a virada no Rio e ver a maior queima de fogos nas areias de Copacabana! Aproveite para conferir a crescente qualidade dos restaurantes cariocas. Difícil escolher um só, mas o Lasai (lasai.com.br), com uma estrela Michelin, é motivo de orgulho nacional. O chef Rafa Costa e Silva oferece duas opções aos clientes: o “festival”, um menu especial surpresa com seis pratos, e o “não me conte histórias”, com entrada, prato principal e sobremesa. A dica é reservar a mesa do chef, que fica bem em frente à cozinha, para ser servido pelo próprio Rafa.

Trancoso

O que antes era uma vila rústica, descoberta pelos hippies na década de 70, Trancoso se transformou em destino hype e disputado na Bahia, por brasileiros e estrangeiros. O bucólico Quadrado, encantadora praça no centro do vilarejo, é o coração de Trancoso, onde tudo acontece. Lá também fica o restaurante do Jacaré do Brasil (jacaredobrasil.com.br/restaurante), com sua decoração descolada e chique. Na alta temporada, chefs renomados assinam menus especiais – já passou por lá o chef argentino Francis Mallmann e Igor Winter.

São Miguel dos Milagres

Um dos destinos da incrível Costa dos Corais, em Alagoas, São Miguel dos Milagres é um atraente paraíso para os mergulhadores apreciarem a rica vida marinha em inúmeras piscinas naturais. No mais antigo vilarejo de Alagoas também se destaca a gastronomia. Um ótimo representante é o No Quintal (tel. 82/99910-7078), na Praia do Toque, que em alta temporada lota de pessoas atrás de seus pratos que valorizam os ingredientes locais – muitos saem da horta orgânica da casa. Peça a moqueca de polvo e o pastel de siri.