Bebida

Saiba como harmonizar os pratos de Páscoa

Aprenda a harmonizar vinhos com os principais pratos de Páscoa (Foto: Reprodução/iStock)

por Esther Morel

Que o bacalhau é cheio de controvérsias quando o assunto é harmonização, todo mundo já sabe. A maioria acaba preferindo os vinhos tintos, mas o branco também tem vez, principalmente por conta da máxima de que peixe deve ser acompanhado desse tipo de vinho. Mas a verdade é que as combinações são infinitas, ainda mais quando adicionamos os chocolates na jogada, que são os dois principais elementos dos pratos de Páscoa.

Uma forma de escolher o vinho para a ocasião é de acordo com a receita que será servida, avaliando o que os especialistas chamam de “peso”. Vinhos leves acompanhados de pratos leves, assim como receitas mais fortes que pedem bebidas mais encorpadas, ou seja, uma harmonização por equivalência.

Já os chocolates combinam muito bem com o vinho do Porto. E quem já falou bastante sobre o assunto nas páginas da revista Menu foi a colunista Suzana Barelli. Por isso, resgatamos duas matérias que vão ajudar na hora de escolher qual a melhor forma de escolher as combinações de vinhos para a Páscoa. Confira!

Bacalhau combina com branco ou tinto?

Um Porto para cada chocolate