Receitas

Receita de bolo de nozes

Bolo de nozes
Bolo de nozes

por chef Charlô Whately, do Bistrô Charlô

Ingredientes

Massa

12 claras; 1 pitada de sal; 7 colheres (sopa) de açúcar; 12 gemas; 2 colheres (chá) de fermento em pó peneirado; 400 g de nozes sem casca e moídas

Recheio

10 gemas passadas na peneira; 250 g de açúcar; 1 xícara de leite

Cobertura

1 xícara (chá) de água; 2 xícaras (chá) de açúcar; 1 xícara (chá) de claras em temperatura ambiente.

Modo de preparo

Massa

bata as claras em neve com uma pitada de sal. Acrescente, aos poucos, o açúcar e bata até obter um suspiro firme. Junte as gemas, uma a uma, batendo bem. Junte o fermento e misture. Por último, acrescente as nozes e misture delicadamente. Distribua a massa em três fôrmas de aro removível de 20 cm de diâmetro untadas e polvilhadas com farinha. Leve ao forno médio (180ºC), preaquecido, por aproximadamente 10 minutos ou até que, enfiando um palito, ele saia limpo. Desenforme ainda morno. Deixe esfriar, de preferência sobre uma grade.

Recheio

bata as gemas com o açúcar até obter um creme esbranquiçado. Acrescente o leite e mexa com uma colher de pau. Leve ao fogo baixo, sem parar de mexer, até engrossar. Deixe esfriar, mexendo ocasionalmente.

Cobertura

leve a água e o açúcar ao fogo, mexendo com colher de metal, até dissolver o açúcar. Pare de mexer e faça uma calda grossa com a consistência de mel. Bata as claras em neve. Junte, aos poucos, a calda ainda quente, batendo sempre até a cobertura amornar.

Para servir

Num prato de servir, disponha o primeiro disco de massa. Fure com o garfo e espalhe com um pouco do recheio. Coloque o segundo disco e repita a operação. Disponha o terceiro disco. Cubra o bolo com a cobertura.

rendimento: de 10 a 12 porções
preparo: 1h30
execução: fácil

Bistrô Charlô
R. Barão de Capanema, 454 Jardins – São Paulo/SP
(11) 3087- 4444
bistrocharlo.com.br
De segunda a quarta das 12h às 15h e das 19h às 23h30.
Quinta, das 19h às 23h30. Sexta, das 12h às 15h e das 19h às 00h.
Sábado, das 12h às 17h e das 19h às 00h. Domingos e feriados, das 12h às 17h.