Cultura

Nova série da Netflix exalta comida de rua

'Street Food', nova série da Netflix, exalta a comida de rua e seus cozinheiros (Foto: Divulgação/Netflix)

da redação da Menu

Seguindo a linha de séries documentais como Chef’s Table e Ugly Delicious, a Netflix lançou mais um título gastrônomico em seu catálogo: Street Food, que exalta a comida de rua, especialmente em países asiáticos.

Mais do que isso, a série tem o intuito de mostrar a conexão entre a boa comida de rua e as vidas das pessoas que a preparam. A maioria é de chefs mulheres, sendo que boa parte delas é idosa, contando histórias nas quais a pobreza e a sobrevivência são recorrentes.

‘Street Food’, nova série da Netflix, exalta a comida de rua e seus cozinheiros (Foto: Divulgação/Netflix)

Além disso, a excelência nos pratos que preparam estão sempre atadas a situações de desespero. Um bom exemplo disso é Truoc, da cidade de Ho Chi Minh (Vietnã), que conta como aprendeu a cozinhar caramujos para conseguir sustentar a família, que chegou a passar fome após a morte do pai.

Mesmo com todo esse panorama em tintas trágicas, a série consegue usar as histórias de superação apenas como um pano de fundo para a comida que é apresenteada. Os episódios não são sobre desespero e angústia, mas sim sobre triunfo e perseverança por meio da culinária. Vale maratonar para conhecer essas personagens tão ricas.