Sem-categoria

Hambúrguer vegano de nozes e shiitake

Receita é opção para quem não consome carne (Foto: Divulgação)

Por chef Rodrigo Mezadri, do Hilton São Paulo Morumbi

Ingredientes

220 g nozes, 225 g de shiitake; 30 ml azeite de oliva; 30 ml shoyu light; ½ colher de café de cominho em pó; 1 cebola pequena, bem picada; 2 dentes de alho bem picados; ½ de pimentão vermelho; 1 colher de sopa de extrato de tomate; 220 g de feijão preto, cozido; 3 colheres (sopa) de beterraba ralada fina; 200 g de arroz integral cozido; 1 colher (chá) de defumador líquido; 100 a 120 g de farinha de trigo; sal e pimenta do reino a gosto; 4 pães tipo francês para hambúrguer; 1 xícara (chá) de alface romana baby; 4 rodelas de tomate; 1 cebola roxa em rodelas.

Modo de Preparo

Processe as nozes e o shitake no processador até ficar uma farofa grosseira. Em uma frigideira, adicione metade do azeite e refogue a nozes e o shitake. Cozinhe até quase todo o líquido evaporar. Adicione o shoyu e o cominho em pó e cozinhe até secar. Transfira para um bowl e reserve.

Adicione o restante do azeite na frigideira e refogue a cebola junto com o alho. No processador, junte o refogado de cebola com o feijão preto cozido. Processe até ficar homogêneo. Coloque no bowl junto com o shitake e adicione a beterraba, arroz integral e o defumador líquido. Misture bem.

Adicione a farinha e misture até combinar e ficar homogêneo. Molde os hambúrgueres do tamanho desejado, com o auxílio de um aro metálico. Grelhe os hambúrgueres por 5 minutos de cada lado. Monte e sirva.

rendimento: 4 porções
preparo: 35 minutos
execução: fácil