Sem-categoria

X-salada

Receita rende 4 unidades (Foto: Roberto Seba)

por chef Manuel Coelho, do Burger Table

Ingredientes

290 g de patinho; 190 g de peito bovino; 30 g de manteiga sem sal; sal e pimenta-do-reino a gosto; 4 fatias de queijo prato; 4 pães brioches redondos para hambúrguer; 4 folhas de alface; 4 rodelas de tomate; 40 g de maionese verde.

Maionese verde

3 gemas; 10 ml de vinagre de vinho branco; 2 g de sal; 125 g de azeite extravirgem; 125 g de óleo de girassol; 1 talo de cebolinha picado; suco de 1 limão siciliano; raspas de 1 limão siciliano; 30 g de mostarda dijon; pimenta-do-reino a gosto.

Modo de preparo

Limpe as fibras das carnes e passe-as duas vezes pelo moedor. Deixe descansar por 30 minutos na geladeira. Molde a carne em hambúrgueres de 120 g. Derreta a manteiga no micro-ondas e passe-a dos dois lados dos hambúrgueres. Tempere os hambúrgueres com sal e pimenta-do-reino e grelhe um dos lados da carne na brasa por 1 minuto e 30 segundos. Vire o hambúrguer, coloque uma fatia de queijo prato e abafe até derreter o queijo. Corte o pão ao meio e toste na brasa ou em uma frigideira.

Para servir

Na base do pão, coloque 1 folha de alface, depois o hambúrguer com o queijo derretido, a rodela de tomate por cima e um pouco de maionese. Cubra com a parte de cima do pão.

rendimento: 4 unidades
preparo: 40 minutos
execução: fácil