Acontece

Exposição ressalta arte e cultura de religiões afro-brasileiras pela culinária

Exposição valoriza cozinha ancestral no Sesc Ipiranga (Foto: Divulgação/Ariane Pinheiro)

da redação da Menu

O Sesc Ipiranga recebe, de 18 de junho a 25 de agosto, a exposição Ounjé – Alimento dos Orixás, que remonta artisticamente a cultura dos terreiros de religiões afro-brasileiras a partir da culinária.

Adriana Aragão, Ana Celia Santos, Ayrson Heráclito, Beatriz Coelho, Bel Coelho, Maria Lago e Patrícia Durães são os curadores do evento, que visa despertar o lado sensorial, a partir do encontro de linguagens artísticas.

Durante todo o percurso da exposição, o visitante conhece os alimentos que integram as comunidades, especialmente o candomblé, destacando o ato de comer o movimento ritual possibilitado através desse caminho.

Religiões afro-brasileiras estão ligadas à culinária, como mostra a exposição Ounjé (Foto: Divulgação/Juliano Varela)

“A cozinha ancestral que funciona 24 horas por dia no terreiro é o cenário, posto com respeito, reunindo folhas, cores e o ajeum, valioso ato do alimento”, explica Adriana Aragão.

O terreiro artístico terá instalações de Rodrigo Bueno e Dalton Paula ao redor de uma cozinha. Já as salas expositivas serão divididas em três espaços, com exibições de vídeos, galerias e mais instalações de vários artistas. Por fim, a área externa tem trabalhos de folhas em xilogravura, lambe-lambes e trabalhos imersos na cultura afro-indígena.

Exposição Ounjé – Alimento dos Orixás
18 de junho a 25 de agosto
Sesc Ipiranga – Rua Bom Pastor, 822, Ipiranga – São Paulo/SP
Entrada gratuita
@sescipiranga