Cultura

Consumo elevado de suco industrializado eleva risco de doenças, aponta estudo

Consumo elevado de bebidas açucaradas traz malefícios à saúde (Foto: Reprodução/iStock)

da redação da Menu

O consumo excessivo de suco de fruta industrializado bem como outros tipos de bebida açucarada pode aumentar o risco de doenças e até de morte prematura, aponta estudo publicado na revista JAMA Network Open e divulgado pela rede de notícias CNN.

Segundo a pesquisa, beber uma quantidade excessiva de suco de fruta pode levar a um aumento do risco de morte prematura variando de 9% a 42%. No geral, os açúcares encontrados no suco de laranja, embora ocorram naturalmente, são muito semelhantes aos açúcares adicionados ao refrigerante e outras bebidas adoçadas, sugere o estudo.

Pesquisas anteriores mostraram que o alto consumo de açúcares, como refrigerantes e sucos de frutas, está ligado a vários fatores de risco para doenças cardiovasculares. Obesidade, diabetes e triglicerídeos elevados estão entre os fatores de risco ligados ao consumo excessivo de açúcar.

Foram analisados dados de 13.440 adultos com mais de 45 anos, quase 60% homens e quase 71% deles com sobrepeso ou obesidade. As pessoas que consumiram 10% ou mais de suas calorias diárias como bebidas açucaradas tiveram um risco 44% maior de morrer devido a doença coronariana e um risco 14% maior de morte precoce por qualquer causa em comparação com pessoas que consumiram menos de 5% de suas calorias diárias como bebidas açucaradas, mostrou o estudo.

Sete cidades dos Estados Unidos, incluindo Nova York passaram a cobrar impostos sobre bebidas açucaradas com adição de açúcar, em um esforço para reduzir o consumo. Essas leis geralmente destacam como refrigerantes e outras bebidas açucaradas contribuem para a obesidade infantil e altas taxas de diabetes entre adultos.