Cultura

86% dos britânicos não sabem a quantidade de frutas e legumes que devem comer, diz estudo

Baixo índice de ingestão de frutas e legumes preocupa (Foto: Reprodução/iStock)

da redação da Menu

Um estudo aponta que 86% dos adultos do Reino Unido não sabem quantas porções de frutas e verduras devem comer, apontou um novo estudo, revelado pelo jornal The Independent. Os pesquisadores basearam suas investigações na Pesquisa Nacional sobre Dieta e Nutrição do governo britânico.

Em 2003 foi lançada uma campanha foi lançada no Reino Unido para incentivar as pessoas a comer cinco porções de frutas e vegetais por dia, baseada em uma recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Entretanto, foi descoberto que após 16 anos de seu lançamento, 31% dos adultos com idades entre 19 e 64 estão seguindo a recomendação. Mas apenas 8% dos jovens entre 11 a 18 anos fazem o mesmo.

Emma Derbyshire, nutricionista de saúde pública e autora do estudo, disse que as descobertas são motivo de preocupação.  “A baixa ingestão de todos esses nutrientes prejudica a função cerebral e aumenta o risco de doenças cardíacas, doenças ósseas e morte prematura”, disse a pesquisadora.

A pesquisa aponta também que nos últimos 20 anos a ingestão de vitaminas e minerais tem diminuído constantemente. A ingestão de vitamina A caiu 21%, já a de vitamina D diminuiu 22%, a ingestão de cálcio reduziu em 10% e a ingestão de potássio diminuiu 4%.