Comidas

Dê uma volta ao mundo com estas 10 sobremesas irresistíveis

Veja algumas sobremesas que valem cada mordida (Foto: Reprodução/iStock)

da redação da Menu

É possível dizer qual a melhor sobremesa do mundo? Essa não é uma tarefa fácil, mas a CNN fez uma lista com sobremesas típicas de alguns países que são irresistíveis. Ficou curioso? Confira!

Alfajor – América do Sul

Sobremesa é tradicional em países sul-americanos (Foto: Reprodução/iStock)

A iguaria faz sucesso em países como Argentina, Chile e Uruguai. Vale a pena experimentar as diferentes versões da sobremesa, mergulhadas em chocolate amargo ou cobertas com uma camada doce de leite.

Brownie – Estados Unidos

Brownie faz sucesso nos Estados Unidos (Foto: Reprodução/iStock)

Sucesso nos Estados Unidos há mais de 100 anos, o brownie está presente em inúmeros livros de receitas e cada um tem a sua maneira particular de preparar a sobremesa.

Cannoli – Itália

Iguaria é um dos símbolos do sul da Itália (Foto: Reprodução/iStock)

Típico da Sicília, região do sul da Itália, o cannoli tem sua origem nas celebrações do carnaval em Palermo. Na receita tradicional , o doce é recheado com ricota feita com leite de ovelha.

Cornes de Gazelle, Marrocos

Doce é preparado também em países como Tunísia e Argélia Foto: Reprodução/iStock)

A iguaria é popular não apenas no Marrocos, mas também na Tunísia e Argélia. A versão clássica leva uma fina camada de massa ao redor de um recheio de amêndoas moídas perfumadas com água de flor de laranjeira. Como as cornes de gazelle são assadas apenas até dourar levemente, a massa retém uma textura tenra que se funde no centro.

Cendol, Singapura

Doce pode ser encontrado no leste asiático (Foto: Reprodução/iStock)

Este doce gelado e sedoso é preparado com leite de coco gelado, adoçado com um xarope de açúcar de palma, o que lhe confere um sabor levemente fumado e caramelizado. Versões da sobremesa alegremente fresca podem ser encontradas em todo o sudeste da Ásia, mas com a adição de uma colher de feijão vermelho adoçado.

 Crème Brûlée – França

Sobremesa é um dos símbolos da culinária francesa(Foto: Reprodução/iStock)

Um dos ícones da gastronomia francesa, o crème brûlée é uma das sobremesas mais conhecidas e apreciados  no mundo, presente no cardápio de doces de inúmeros restaurantes.

Dan Tats – Hong Kong

Sobremesa foi leveda à China por comerciantes portugueses (Foto: Reprodução/iStock)

A sobremesa é um delicioso reflexo da globalização. À base de creme de ovo, a receita viajou o mundo com comerciantes portugueses até chegar em Hong Kong através da cidade vizinha Macau, ex-colônia portuguesa e tornando-se um sucesso no país asiático.

Gulab Jamun – Índia

Bolinhos são servidos com frequência na Índia (Foto: Reprodução/iStock)

Os tradicionais bolinhos indianos são preparados com uma massa preparada com uma colher de khoya, uma redução de leite de vaca ou búfalo que ferve por horas em fogo baixo. Depois, são fritos e embebidos um xarope aromático infundido com sementes de cardamomo e rosas.

Pão de canela – Suécia

Sobremesa está no calendário comemorativo sueco (Foto: Reprodução/iStock)

O doce faz tanto sucesso no país nórdico que tem até uma data comemorativa: 4 de outubro.  A iguaria à base de uma massa fermentada e depois enrolada com uma camada de açúcar e especiarias trigo é obrigatória no fika, o café da manhã sueco.

Torta eszterhazy – Hungria

Iguaria é herança do império austro-húngaro (Foto: Reprodução/iStock)

Conhecida como bolo húngaro, a sobremesa é um dos símbolos dos dias de glória do império austro-húngaro se estendia por toda a Europa central. Para prepará-lo, rodelas finas de merengue de amêndoa são empilhadas entre listras de creme de chocolate, depois cobertas com uma camada de chocolate e fondant de baunilha.