Cultura

Palitos de queijo ameaçam abastecimento de água em cidade dos EUA

Palitos de queijo ameaçam abastecimento de água em cidade dos EUA (Foto: Reprodução/iStock)

da redação da Menu

A cidade de Lowville, nos Estados Unidos, está sofrendo com uma crise de abastecimento de água desde o ano passado. De acordo com os moradores, o principal motivo do problema é a fábrica da Kraft Heinz, que se instalou no local em 2017 para fabricar palitos de queijo.

Por conta da proximidade de uma das principais regiões produtoras de leite do estado de Nova York, a cidade foi escolhida pela empresa para sua produção de queijos.

Desde os anos 1970 a Kraft produz cream cheese na região, mas só em 2017, com a fusão com a Heinz, a produção de queijos passou para Lowville. A medida abriu novas oportunidades de emprego, mas também começou a desviar muita água.

Estima-se que um quilo de queijo necessita de 668 galões de água (Foto: Reprodução/iStock)

Os palitos de queijo são o principal vilão, por conta do tipo de processamento do produto e também da embalagem. Apesar dos problemas, o corte de água pode quebrar as fazendas leiteiras locais.

Por isso, a Kraft Heinz financiou um sistema de reciclagem que deve adicionar até 100 mil galões de água por dia. O cronograma de produção também foi alterado, para melhor atender às necessidades dos moradores.

Segundo informações do Wall Street Journal, o caso vai ao encontro dos relatos de ativistas ambientais e da causa vegana sobre o alto gasto de recursos da natureza para a produção de alimentos de origem animal. Estima-se que cada quilo de queijo requer 668 galões de água. O cientista holandês Arjen Hoekstra chamou isso de “pegada hídrica”.