Receitas

Risoto cítrico de lula

Risoto cítrico de lula (Foto: Divulgação/Roberto Seba)

por chef Danilo Gozetto, do restaurante Jacarandá

Ingredientes

400 g de anéis de lula; raspas da casca de 1 limão siciliano; caldo de 1 limão siciliano; 1 pitada de pimenta-do-reino; sal a gosto; 2 colheres (sopa) de manteiga; 1 colher (sopa) de azeite extra virgem; 1 cebola média picada; 1 dente de alho picado; 2 xícaras (chá) de arroz tipo arbóreo; 1/2 litro de caldo de legumes; 200 ml de vinho branco seco; 1/2 xícara (chá) de queijo parmesão ralado, salsinha picada para finalizar.

Modo de preparo

Em uma panela coloque azeite e frite metade da cebola e o alho. Frite sem dourar. Acrescente o arroz e continue a fritar sem dourar e incorporar o vinho, depois de um minuto para que evapore o álcool, acrescentar aos poucos caldo de legumes, mexendo com colher de madeira uma vez por minuto, sem deixar grudar no fundo da panela, cozinhado mais ou menos por 8 minutos até o arroz ficar ao dente.

Em outra panela frite em fogo médio os anéis de lulas e o restante da cebola rapidamente com azeite, sal e pimenta. Fritar por cerca de 3 minutos. Incorporar ao arroz a base frita de Lula. Refogar tudo mexendo para não grudar e acrescentando, se for necessário, caldo de legumes para deixar mais macio e chegar no ponto do arroz.

Acrescente a raspa e suco do limão, mexendo por 1 minuto, desligue o fogo e imediatamente acrescente a manteiga e o queijo parmesão finalizando mexendo até ficar cremoso. Servir e comer imediatamente.

rendimento: 1 porção
preparo: 30 minutos
execução: médio

Jacarandá
rua Alves Guimarães, 153 – Pinheiros/SP
(11) 3083-3003
jacarandabr.com.br