Comidas

Sushi de tofu empanado

Receita rende 10 unidades (Foto: Divulgação)

por George Koshoji, do Kosushi

Ingredientes

300 g de tofu; quanto baste de amido de milho para empanar; quanto baste de óleo de soja para fritar; gengibre e cebolinha a gosto; a colheres (sopa) de shoyu; 1 copo americano de arroz japonês; 3 copos americanos de água; 1/2 xícara (chá) de vinagre de arroz; 2 colheres (sopa) de açúcar; 1 pitada de sal; 10 tirinhas de alga nori (opcional); lascas de katsusuoboshi.

Modo de preparo

Corte o tofu em fatias do tamanho de um sushi. Coloque-os sobre um papel toalha para retirar toda a água. Passe as fatias no amido de milho, cobrindo bem todos os lados. Rale o gengibre o mais fino possível e drene o líquido que solta. Pique a cebolinha e lave para tirar um pouco da “gosma”. Seque com um guardanapo. Misture o gengibre e a cebolinha e pique os dois juntos. Em seguida, adicione um pouco do shoyu. Depois, lave o arroz até a água sair clara. Cubra com um copo de água e deixe descansando por 20 minutos num escorredor.

Cozinhe o arroz em uma panela elétrica com o restante da água no nível 1. Leve o vinagre de arroz com o açúcar e o sal ao fogo alto, e assim que ferver tire do fogo e reserve. Quando o arroz estiver cozido, misture o vinagre temperado e deixe descansar um pouco. Aqueça o óleo em uma frigideira ou numa panela a 180 graus. Leve o tofu para fritar, dourando bem de todos os lados. Retire o tofu do fogo e coloque em um prato forrado com papel toalha para escorrer o excesso de óleo.

Para servir

Molde o arroz em formato niguiri e coloque o tofu ainda quente por cima. Se conseguir, use as tiras de nori para “amarrar” o sushi e segurar o arroz e o tofu juntos. No topo, acrescente um pouquinho do gengibre com cebolinha já preparado. Finalize com uma ou duas lasquinhas de katsubushi.

rendimento: 10 unidades
preparo: 1h30
execução: médio