Bebida

Conheça estabelecimentos em SP que já aboliram os canudos plásticos

Canudos feitos de papel reciclável, material comestível ou biodegradável são as alternativas à versão de plástico (Foto: Reprodução/iStock)

por Esther Morel

Estudos apontam que oceanos terão mais plásticos do que peixes em 2050. Esse dado foi divulgado há mais de dois anos e pouco foi feito para reduzir o consumo dos chamados plásticos de uso único, que são os maiores vilões dessa crise.

O debate sobre canudinhos de plástico circula pelas redes sociais há bastante tempo. Mas foi no último ano que a pauta deixou de ser meramente filosófica sobre o futuro dos oceanos, do meio ambiente e dos peixes para entrar no âmbito da legislação.

Bruno Covas sanciona lei que proíbe o fornecimento de canudos plásticos na cidade de São Paulo (Foto: Reprodução/iStock)

No meio do ano passado, o Rio de Janeiro foi a primeira capital a proibir canudos plásticos, sendo seguida por diversas cidades. Agora, São Paulo também entrou na lista, depois que o prefeito Bruno Covas sancionou o projeto de lei, que agora aguarda a regulamentação.

Porém, muito restaurantes e bares da capital paulista saíram na frente e nem esperaram a lei ser aprovada, disponibilizando para os clientes opções que vão desde os canudos de papel até versões de macarrão.

Confira as casas que já aboliram o canudo de plástico em SP!

Usar macarrão como canudo é uma das alternativas ao plástico (Foto: Reprodução/iStock)

Grupo Firmina
Composto por três estabelecimentos, o grupo passou a usar em 2018 um canudo que nada mais é do que um macarrão tipo bucatini. A opção é interessante pois a massa seca não se desfaz com facilidade, não fica molenga, nem solta algum tipo de sabor ou resíduo na bebida. O canudo é oferecido tanto para sucos, refrigerantes, água e chá da casa, quanto para os coquetéis alcoólicos e caipirinhas.
Dona Firmina Pizzaria – Al. dos Anapurus, 1.491, Moema
Firmina Central Pizza & Bar – Av. Vieira de Carvalho, 179, Largo do Arouche, Centro
Firmina Pinheiros Forno & Pizza – Av. Pedroso de Morais, 1.003, Pinheiros
@donafirmina

Outra opção que está em alta são os canudos de aço inox (Foto: Reprodução/iStock)

La Rambla
Localizado na Mooca, o bar espanhol utiliza canudos de aço inox desde a sua inauguração, em setembro de 2018, para todas as bebidas servidas na casa. Eles são higienizados após cada uso e reutilizados pelos clientes.
Rua Conde Prates, 620, Parque da Mooca
@emporiolarambla

Os drinks do Ginger, em Pinheiros, são servidos com canudo de papel (Foto: Esther Morel)

Ginger
Especializada em gim tônicas e drinks com gim, o bar serve todos os drinks e bebidas com canudos de papel.
Rua Padre Carvalho, 26, Pinheiros
@gingerspiritsdrinks