Comidas

Pizza de panela

Pizza de panela (Foto: Divulgação/Alexandre Schneider)

por chef Ana Luiza Trajano, do Instituto Brasil a Gosto

 Ingredientes:

500 g de farinha de trigo; ½ de xícara (chá) de açúcar; 1 colher (chá) de sal; 1½ colher (sopa) de fermento seco; ¼ de xícara (chá) de azeite de oliva; 1 xícara (chá) de molho de tomate; 2 xícaras (chá) de mussarela ralada; 2 tomates cortados em rodelas; manjericão

Modo de preparo

Coloque a farinha em uma bancada limpa e abra um buraco no meio. Disponha os ingredientes secos no centro e misture um pouco. Acrescente então uma xícara (chá) de agua e o azeite e misture bem a massa até que fique uniforme, sovando por 30 minutos para deixar a massa bem elástica (se quiser, bata a massa na batedeira). Boleie a massa e deixe descansar por 30 minutos coberta por um pano umido.

Divida a massa em seis porções  iguais, boleie e deixe descansar mais 45 minutos ou ate que dobrem de tamanho, também cobertas por um pano. Espalhe farinha na bancada e abra a massa no tamanho da frigideira que for utilizar. Aqueça a frigideira, coloque a massa, passe o molho, jogue a muçarela e tampe. Deixe a pizza assar e o queijo derreter, tomando cuidado para não queimar no fundo. Quando a massa da pizza estiver assada por cima e o queijo derretido, coloque o tomate e as folhas de manjericão. Sirva na sequencia. Varie o recheio como quiser, utilizando o seu sabor preferido.

rendimento: 6 porçções
preparo: 2h30
execução: médio