Cultura

Buenos Aires realiza o 1° campeonato de empanadas

Competição reuniu cozinheiros de diferentes regiões do país (Foto: Repropdução/instagram @bacapitalgastronomica)

da redação da Menu

Um dos ícones da culinária argentina, as empanadas foram tema de uma competição em Buenos Aires, com objetivo de descobrir quem faz a melhor versão da iguaria.

Segundo o site Food and Wine, a La Fiesta de la Empanada foi realizada dia 9 de julho. O evento foi organizado pela BA Capital Gastronómica e Mataderos Fair no bairro Mataderos da cidade e reuniu 15 chefs profissionais de todo o país, de regiões como Salta, Tucumán, Chubut, Córdoba, Jujuy, La Rioja, Mendoza, Corrientes, Santiago del Estero e CABA.

A vencedora María del Carmen “Chacha” Vicario (Foto: Repropdução/instagram @bacapitalgastronomica)

Cada chef preparou 12 empanadas de sua província, avaliados com base na preparação da massa e recheio, a técnica de dobra e crimpagem de assinatura, e as técnicas de cozimento. Cerca de 150 mil pessoas compareceram para assistir à competição, vencida por María del Carmen “Chacha” Vicario.

Natural de Mendoza, Chacha assou sua receita vencedora em um forno de barro e encheu a empanada com fatias finas de filé mignon, cebola, azeitonas, ovos cozidos e cebolinha. Entre os avaliadores estavam críticos gastronômicos e chefs.