Cultura

Chef francês exige ser removido do guia Michelin após perder uma estrela

Apesar do pedido de Veyrat, a a Michelin disse que não vai remover a La Maison de seu guia (Foto: Reprodução/instagram @marcveyrat)

da redação da Menu

O restaurateur francês Marc Veyrat pediu que seu restaurante La Maison des Bois seja retirado do famoso Guia Michelin. Segundo o jornal britânico The Independet, o motivo é que o estabelecimento que detinha três estrelas no renomado guia, mas foi rebaixado na edição francesa deste ano e agora conta com duas estrelas.

Em carta revelada pela publicação francesa Le Point, Veyrat culpa a “profunda incompetência” da parte dos críticos da Michelin por seu rebaixamento, e diz que a perda de sua estrela veio depois que os críticos “ousaram dizer que colocamos o cheddar em nosso suflê “beaufort e tomme ”.

Veyrat também falou sobre o rebaixamento do restaurante na estação de rádio francesa RTL, onde ele disse que sua equipe tinha “lágrimas nos olhos” depois de perder sua classificação de três estrelas, segundo a CNN. Apesar do pedido do chef, a Michelin disse que não vai remover a La Maison do seu guia.

“Não estamos removendo o restaurante La Maison des Bois do Guia Michelin. Se a instituição permanecer aberta e nossos inspetores avaliarem a mesa em um de nossos prêmios, continuaremos a recomendá-la ”, disse o diretor-guia internacional Gwendal Poullennec, ao Le Point.

De acordo com o Guia Michelin, uma classificação de três estrelas significa que um restaurante serve “cozinha excepcional” e é “vale uma viagem especial” para visitar. No site da Michelin, La Maison é descrita como tendo “excelente culinária” e uma “lista de vinhos particularmente interessante”.