Comidas

Segunda sem carne: Aprenda a preparar Lasanha de Pupunha ao Molho de Cogumelos

Receita serve até 4 pessoas (Foto: Divulgação)

da redação da Menu

O movimento segunda sem carne surgiu nos Estados Unidos em 2003, com a proposta de substituição da proteína animal pela proteína vegetal, pelo menos uma vez por semana. No Brasil, a iniciativa começou em 2009 e  vem ganhando novos adeptos a cada dia.

Quer uma opção de receita sem proteína animal para começar a semana? Confira a receita da lasanha de pupunha ao molho de cogumelos, da chef Iracema Bertoco, do Centro Europeu.

Ingredientes

1 basal de pupunha (parte mais grossa); – 1 talo de alho-poró; 6 tomates bem maduros sem pele e sem sementes picados; folhas de manjericão fresco; 1 dente de alho amassado; ¼ de cebola picada; 150 g de cogumelos paris fresco cortados em julienne; 100 g de cogumelos shitake cortados em julienne; 120 ml de creme de leite fresco; 50 g de parmesão;  30 ml de azeite; 1 pitada de noz-moscada; sal e pimenta a gosto.

Modo de preparo

Corte o palmito em lâminas finas, cozinhe em água fervente com uma pitada de sal por 3 minutinhos. Escorra e reserve.

Molho de cogumelos

Em uma panela refogue no azeite a cebola com o alho. Quando dourar, acrescente o tomate, mexer por dois minutos e acrescentar os cogumelos e deixar mais 1 minuto. Acerte o sal e pimenta a gosto e finalize com o manjericão. Reserve.

Molho branco de alho-poró

Refogue o alho-poró por 2 minutos com um fiozinho de azeite. Acrescente o creme de leite fresco, tempere com sal, pimenta e noz-moscada. Deixe no fogo baixo até engrossar um pouquinho e ficar cremoso.

Em um refratário ou assadeira, espalhe um pouquinho do molho de cogumelos, coloque as lâminas de lasanha e por cima o  molho de alho poro. Repita mais uma vez as camadas e finalize com queijo parmesão. Leve ao forno pré aquecido 200 graus pra gratinar. Cerca de 15 minutos. Pode decorar com amêndoas laminadas tostadas.

rendimento: 4 porções
preparo: 30 minutos
execução: médio