Comidas

Confira 10 filmes gastronômicos para ver no fim de semana

Veja a relação de filmes em que a gastronomia é o personagem principal (Foto: Reprodução/iStock)

da redação da Menu

O fim de semana está chegando. Que tal assistir um filme com um balde de pipoca? Mas se você não é tão fá assim da iguaria à base de milho, confira a lista com 10 filmes em que a gastronomia tem protagonismo. Inspire-se para preparar o seu prato preferido ou apenas relaxe a aproveite!

Julie & Julia

Lançado há dez anos, o filme estrelado por Meryl Streep e Amy Adams é uma inspiração para cozinhar. O enredo se concentra na personagem de Adams (Julie), que tenta recriar todas as receitas mais notáveis ​​de Julia Child (Streep) em seu primeiro livro de receitas.

Soul Food

Além de abordar a arte de cozinhar e a importância da boa comida, o filme se concentra na importância da família. A história mostra como uma boa refeição pode unir as pessoas de uma forma que as palavras simplesmente não conseguem. Há rumores de que uma sequência provisória chamada More Soul Food está em andamento.

Comer, rezar, amar

Baseado em um livro com o mesmo título, a adaptação cinematográfica é protagonizada por Julia Roberts no papel de Liz Gilbert, uma mulher que está completamente perdida na vida. Disposta a mudar a situação, ela decide viajar e experimentar uma nova maneira de viver e comer no exterior.

Ratatouille

Opção para assistir com a criançada, Ratatouille fala sobre comida e amizades improváveis. Lançado em 2007, o filme apresenta um rato chamado Remy. Ele se esforça para ser um chef famoso, muito parecido com o seu ídolo Auguste Gusteau. O simpático roedor consegue o seu desejo quando se associa a um rapaz que não é muito talentoso na cozinha.

Tá chovendo hambúrguer

Inspirado em um livro infantil, este filme de 2009 narra a trajetória do cientista e a confusão causada por um experimento que não saiu como o esperado, resultando na chuva do título. O filme ganhou duas sequências em 2013 e 2017.

Chef

Jon Favreau estrela este filme no papel de chef de cozinha que está farto da negatividade e deixa a vida do restaurante para trás para iniciar um novo empreendimento:  um caminhão de comida familiar. E a comida cubana se torna seu foco principal. Fazendo uso das redes sociais, a empresa familiar consegue desenvolver e vira um sucesso.

Waitress (Garçonete)

Keri Russell é Jenna Hunterson, uma garçonete no meio de algumas situações pessoais desafiadoras, incluindo uma gravidez surpresa. Mas ao longo da jornada, os assados ​​de Jenna ajudam-na a alcançar um nível de sucesso. Ela cria tortas e participa de concursos culinários.

Lámen Shop

O filme apresenta o tradicional macarrão japonês através de Masato, um jovem chef de lámen com dúvidas sobre a morte de seus pais e seu passado. Ele então decide embarcar em uma jornada gastronômica em Singapura, onde vai descobrir muito além da gastronomia local.

Gosto se discute

Protagonizado por Cassio Gabus Mendes e Kéfera Buchmann, o longa dirigido por André Pellenz e lançado em 2017 apresenta o chef Augusto, que enquanto tem de lidar com a concorrência de um food truck conduzido por seu ex-pupilo e tem que lidar com Cristina, convocada para trazer o restaurante de Augusto aos dias de Glória. Em meio a tudo isso, ele ainda tem que lidar com a perda repentina do paladar.

Burnt (Pegando fogo)

O vencedor do Oscar (Bradley Cooper) vive Adam Jones, um respeitado chef em Paris que teve a carreira destruída pelo abuso de drogas e álcool. Após uma temporada Nova Orleans, ele tem uma nova oportunidade em Londres ao ser contratado por seu antigo maître como chef de cozinha de um restaurante requintado. Exigindo a perfeição da recém-formada equipe,  Jones tem uma segunda chance para realizar seu sonho de ganhar uma terceira estrela Michelin.