Comidas

Segunda sem carne: Aprenda a preparar Carne de Jaca ao Molho Barbecue de Melancia

Receita serve até duas pessoas (Foto: Divulgação)

da redação da Menu

O movimento segunda sem carne surgiu nos Estados Unidos em 2003 e propõe a substituição da proteína animal pela vegetal, pelo menos uma vez por semana. No Brasil, a iniciativa começou em 2009 e vem ganhando novos adeptos.

Quer uma opção de receita sem proteína animal para começar a semana? Confira a receita da carne de jaca ao molho barbecue de melancia da chef Iracema Bertoco, do Centro Europeu.

Ingredientes

Carne de Jaca

500 g de carne de jaca (jaca verde cozida e desfiada); 50 ml de azeite; ½ cebola; 1 dente de alho; 1 maço de cebolinha; 1 pitada de cúrcuma; pimenta a gosto; sal a gosto.

Molho Barbecue

1 kg de polpa de melancia batida no liquidificador (com sementes); 50 ml de óleo de gergelim torrado; ½ cebola ralada; 1 dente de alho amassado; 1 pitada de páprica defumada; 50 ml de shoyo orgânico; 1 pimenta dedo-de-moça; 20 ml de vinagre; 20 g de mostarda dijon; sal a gosto.

Modo de preparo

Carne de jaca

Refogue a cebola e alho  no azeite, acrescentar a carne de jaca e os demais ingredientes. Finalize com a cebolinha. Reserve.

Molho Barbecue

Leve a polpa de melancia batida pra reduzir a ¼ de volume em fogo médio. Reserve. Refogue a cebola e o alho no óleo de gergelim e acrescente a redução de melancia e os demais ingredientes. No final, junte a carne de jaca e sirva com purê de mandioca.

Rendimento: 2 porções
Preparo: 30 minutos
Execução: fácil